Inscrições começam na terça para concorrer às vagas da Sisu de MS ofertadas por quatro Universidades públicas
O Sistema de Seleção Unificada – Sisu disponibilizou 4.190 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior em Mato Grosso do Sul na primeira edição de 2022. As inscrições para o Sistema já estão abertas a partir desta terça-feira (15). Podem ser feitas até as 22h59, horário de MS do dia 18 de fevereiro. As vagas são para 221 cursos de graduação em quatro instituições públicas do Estado.
A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS tem 1.079 vagas em 111 cursos da instituição. Desse total, 534 são de ampla concorrência e 545 são destinadas a estudantes de escola pública. Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS os interessados em uma vaga vão, portanto, concorrer por 1.142 distribuídas em 58 cursos.
Outras 889 vagas são, portanto, ofertadas pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Sendo que 437 são de ampla concorrência e 452 para estudantes do ensino público. Dos 48 cursos ofertados pela instituição, 34 terão vagas disponíveis no programa.
No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS, no entanto, são 1.080 vagas em 18 cursos da instituição. Desse número 540 vagas são para ampla concorrência e 540 para estudantes de escola pública.
O candidato pode, dessa maneira, pesquisar no sistema a oferta pelo nome do curso, da instituição ou por município. A consulta de vagas já está disponível no site do Sisu, é só então, clicar aqui.
Cronograma do Sisu
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
Como se inscrever para as vagas da Sisu
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet na página do sistema sem a cobrança de taxas, entre os dias 15 a 18 de fevereiro. Para o Sisu cadastro, o candidato deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Caso o estudante não tenha estas informações, poderá então recuperá-las na página do participante Enem, clicando na opção “orientações para recuperação de senha”.
Ao efetuar a inscrição, o candidato também deverá escolher, por ordem de predileção, até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. É fundamental que o estudante informe se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência Sisu, às vagas reservadas Sisu, de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) – alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.
Mas, fique tranquilo. É possível mudar suas opções de escolha durante a etapa de inscrição. O sistema valida apenas a última inscrição confirmada.