É a oportunidade para acabar com sintomas de ansiedade, dores físicas, e insônia
Quem busca uma forma de lidar com dores físicas, ansiedade e insônia pode encontrar uma solução no curso de auriculoterapia. A Clínica Escola Integrada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande oferece gratuitamente esta prática da medicina chinesa, que aplica pressão em pontos específicos da orelha
Confira como agendar atendimento no curso de auriculoterapia, no final da matéria.
Contudo, a auriculoterapia é uma prática da medicina chinesa que busca equilibrar as funções de órgãos, vísceras e regiões do corpo por meio do estímulo de pontos na orelha. Desde 2006, o tratamento faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde.
Na UFMS o projeto começou em 2020 e, desde então, já atendeu mais de 800 pacientes. Contudo, estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia, farmácia e nutrição, com formação em auriculoterapia, realizam as sessões.
Segundo o coordenador do projeto, Nathan Aratani, entre os pacientes atendidos na clínica as queixas mais comuns são dores em geral e ansiedade, mas a técnica vai além, ajuda na redução dos sinais e sintomas relacionados à cólica menstrual, redução de vícios e manias, auxílio para controle do tabagismo e no tratamento para melhoria da qualidade do sono e dores de cabeça.
“Há uma infinidade de possibilidades de tratamento com o auxílio da auriculoterapia. Às vezes, atendemos estudantes que estão muito preocupados em época de provas ou TCC e a auriculoterapia pode ajudar nesse momento. A proposta não é substituir medicamentos de uso contínuo, mas complementar ou até mesmo iniciar um tratamento para as devidas queixas”.
A prática é recomendada para qualquer pessoa, em qualquer idade, sem contraindicações.
Como funciona?
Os atendimentos devem ser previamente agendados. Para isso, basta acessar o link.
No dia do atendimento, realizamos uma entrevista para conhecer o paciente e suas queixas. Em seguida, analisamos os pontos da orelha e aplicamos sementes de mostarda, que promovem a pressão necessária e estimulam melhorias no corpo.
Os efeitos e o tempo de tratamento dependem da evolução do quadro de cada paciente.
A Clínica Escola Integrada fica na Cidade Universitária de Campo Grande, atrás do bloco 12 e ao lado Pas-UFMS.
Fonte: primeira página