Publicação contando sobre a operação foi feita pela UEMS de Naviraí
As docentes do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS de Naviraí, Profa. Dra. Mariana Manfroi Fuzinatto e Profa. Dra. Elisângela Serenato Madalozzo, junto de alunos do Curso, participaram da “Operação João de Barro” do Projeto Rondon, realizada na cidade de Francisco Ayres/PI em julho de 2019, e publicaram recentemente um capítulo no livro “Gostar de Gente: Extensão Universitária e Cidadania no Âmbito da Operação “João de Barro” do Projeto Rondon”.
Uma das professoras participantes da UEMS, Elisângela Madalozzo explica que o livro é todo dedicado às experiências do projeto. Em cada capítulo, um grupo de docentes e alunos conta um pouco de como foi seu trabalho durante a operação. Quais foram os resultados alcançados e como a comunidade ganhou benefícios pelas ações.
No capítulo “Vivência dos Acadêmicos da Uems no Projeto Rondon: Operação João de Barro” escrito pelas docentes e pelo alunos Ana Claudia Silva de Souza, Isabella Fernanda Camargo Queiroz, Kate Mariane Adesunloye, Leandro Barra de Mattos, Matheus González Fernandes e Rayane Góis da Silva, os autores contextualizam como foi a chegada à cidade de Francisco Ayres/PI.
As atividades tiveram desenvolvimento tanto na cidade, quanto nas comunidades rurais do município. Mostrando principalmente como a comunidade foi beneficiada e quanto de experiências puderam ser compartilhadas entre os acadêmicos e a comunidade.
UEMS de Naviraí avalia o saldo do projeto
Na conclusão do capítulo, os autores citam que: “O projeto possibilita o desenvolvimento de princípios basilares da extensão, possibilitando então ao aluno a educação e a aprendizagem pessoal e profissional para além dos muros da universidade.
Aliada ao processo de formação acadêmica do estudante, destaca-se ao mesmo tempo o processo e a consciência da participação na transformação social. Certamente, esse município está diferente do que era antes, com a oportunidade que tiveram ao estabelecer contato com as universidades. O benefício portanto não é menor para as universidades, os alunos e os professores envolvidos estabeleceram um contato direto com a realidade.”
O livro conta com uma edição física adquirida pelas professoras e doada à UEMS e ao mesmo tempo com o e-book.