No momento, você está visualizando UBSs passam a emitir autorizações para a retirada de absorventes gratuitos
UBSs de MS e de todo o País passam a fornecer absorventes. Adolescentes de 12 a 16 anos podem retirar sem o acompanhamento dos pais Foto: Ministério da Saúde

UBSs passam a emitir autorizações para a retirada de absorventes gratuitos

UBSs de MS e de todo o País passam a fornecer absorventes

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de MS e de todo o País começaram a emitir (28) autorizações para a retirada de absorventes, algo que só era possível por meio do aplicativo Meu SUS Digital. A retirada dos absorventes continua sendo realizada nas farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular.

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Dignidade Menstrual atendeu mais de 4,5 mil mulheres em 2024, com 365 mil absorventes entregues e investimento de R$ 182,2 mil aplicado. São 431 farmácias credenciadas para distribuir os absorventes gratuitamente em 70 municípios.

Qualquer profissional de saúde da UBS, incluindo Agentes Comunitários de Saúde (ACS), poderá imprimir ou gerar presencialmente a autorização. O documento terá validade de 180 dias e dá direito a 40 unidades de absorventes, suficientes para dois ciclos menstruais (56 dias).

Adolescentes de 12 a 16 anos passam a poder retirar os absorventes sem a necessidade de acompanhamento dos pais ou responsáveis. Podem participar pessoas menstruantes, com idades entre 10 e 49 anos, inscritas no CadÚnico com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, ou estudantes de baixa renda da rede pública, ou pessoas em situação de rua.

Sobre o Programa Dignidade Menstrual

O Programa Dignidade Menstrual é, antes de mais nada, uma iniciativa do Governo Federal. Ele tem como objetivo garantir o acesso gratuito a absorventes e promover a saúde e a educação. Além disso, o foco está nas pessoas que menstruam, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O programa combate, sobretudo, a pobreza menstrual e o estigma ainda associado à menstruação. Ainda mais, oferece absorventes gratuitos por meio do programa Farmácia Popular e promove ações educativas em todo o país.

A distribuição gratuita ocorre, portanto, nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular e agora, por meio das UBSs de todo o País. Cada pessoa tem direito a 40 absorventes a cada 56 dias, o que corresponde a dois ciclos menstruais. Além disso, para retirar os produtos, é necessário apresentar documento de identificação com CPF e a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, gerada pelo aplicativo ou site do Meu SUS Digital.

Fonte: Ministério da Saúde