Primeiro espaço a receber o projeto é o parque Tarsila do Amaral com exibição de filmes e oficina de linguagem audiovisual
A edição Parques de Campo Grande (MS) do cineclube Transcine, ou melhor, Cinema em Trânsito, inicia neste fim de semana. O primeiro espaço a receber o projeto é o parque Tarsila do Amaral.
Na sexta-feira (1º), às 18h, traz a exibição de filmes e no sábado e domingo, entre 9h e 16h, oficina de linguagem audiovisual. Toda a programação é gratuita.
Depois das exibições no parque, será a vez da praça do José Abrão receber o cineclube. Isso acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro. A exibição de filmes na sexta e as oficinas no sábado e domingo.
Nos dias 29, 30 e 31 de outubro será, portanto, a vez do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, na aldeia urbana Marçal de Souza, no bairro Tiradentes, sediar as atividades.
Transcine finaliza o circuito no parque Jacques da Luz
Em novembro, nos dias 12, 13 e 14, o parque Ayrton Senna, no bairro Aero Rancho, que receberá o cineclube e nos dias 26, 27 e 28, a edição Parques de Campo Grande finaliza o circuito no parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.
Serão exibidos, sem síntese, filmes do início do cinema de produções do fim do século 19 e início do século 20. Confira a lista abaixo:
- Documentários dos irmãos Lumiére.
- Viagem à Lua, de George Méliés.
- O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés.
- O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter.
- As Consequências do Feminino, de Alice Guy.
- O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein.
- Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.
Oficina de linguagem audiovisual
Em todos os finais de semana, serão realizadas oficinas de linguagem audiovisual. Serão ministradas pelo arte educador Gabriel Lima, além das cineastas que fazem parte do cineclube.
A oficina terá um formato dinâmico e, nesse sentido, oferecerá um guia de linguagem audiovisual aos inscritos. Parte teórica trabalhará, em contrapartida, conteúdo sobre os diferentes aspectos da linguagem audiovisual, sua história, evolução das narrativas e a tecnologia envolvida nessa experiência. As inscrições podem efetuar-se durante a exibição dos filmes. Ou, ainda, pelas redes sociais do projeto.
Evento ainda conta com conteúdo sobre a sensibilização do olhar. Detalha-se, dessa maneira, os aspectos importantes da composição fílmica e ao mesmo tempo a relação com o outro, com o espaço e com as diferenças que o compõem.
Serviço:
O parque Tarsila do Amaral fica na rua Santo Augusto, S/N, Jardim Vida Nova.