Saiba as tendências de moda para o inverno de 2024 e fique por dentro do que vai bombar na estação! Confira também os looks para se inspirar!
O inverno de 2024 iniciou no último dia 20 de junho e se estende até o dia 22 de setembro. Mesmo sem apresentar ainda seu clima característico, marcado pelas temperaturas mais abaixas, a estação traz uma nova atmosfera para o dia a dia e isso inclui os looks. Confira as principais tendências de moda que vão bombar no inverno!
Além da inclusão de mais roupas, para enfrentar o clima mais ameno e fresco, a mudança também é notável nas cores. Mas, o estilo é outro ponto impactado. Assim, o retrô e com um toque de inovação, cores escuras e inspirações naturais estarão em alta nessa época, como revelou o Relatório Pantone de Tendências de Cores da Moda para o Outono/Inverno 2024/2025.
Tendências de moda que vão bombar no inverno
As passarelas dos desfiles internacionais já indicaram as principais tendências do inverno 2024. Uma delas foi o volta do estilo boho-chic – marcado pelo uso de batas, saias, vestidos longos e esvoaçantes, blusas com mangas ciganinhas, botas country, peças em crochê e tricô, além dos bordados e rendas, identifica Mayara Behlau, professora da escola de moda Sigbol.
Por isso, acessórios de cabeça – como boinas, lenços e chapéus variados – são outra aposta. “Casacos de pele fake e saias rodadas foi uma das combinações mais inusitadas e mais vangloriadas dentre as grifes que mais ditam tendências no mundo da moda, tais como Miu Miu e Gucci”, afirma a especialista.
Cores em alta
Se não quer mudar muito seu estilo, mas ainda sim adotar as tendências de moda do inverno 2024, uma boa pedida é apostar nas cores. Mas, tons que remetem a natureza, como os marrons terrosos, tonalidades de azuis e colorações quentes trazem a elegância, sensação de frescor e versatilidade para o seu guarda-roupa.
Transparências também são uma boa pedida, segundo Mayara. “Ao mesmo tempo, misturar esses elementos com peças marcantes é a chave para desenvolver looks criativos e que conversam diretamente com essas estações do ano”, orienta ela.
Investindo em peças coringas
Junto às novas tendências de moda, a virada de estação traz ainda expectativas para o comércio. De acordo com o IEMI – Inteligência de Mercado, o varejo brasileiro de roupas deve movimentar um volume de 2,12 bilhões de peças na temporada de outono/inverno em 2024. Por isso, saber o que comprar é fundamental para um consumo mais consciente e certeiro.
Sendo assim, para a especialista em moda, casacos de lã, ou felpudos com camadas mais grossas, podem ser curtos ou longos, jaquetas de couro e suéteres mais pesados, calças de moletom com cortes e acabamentos mais sofisticados e botas de cano médio ou longo são peças clássicas e coringas para investir em épocas ou ambientes mais frios.
Tecidos naturais e com modelagens mais amplas e suaves que se adequam bem entre as temperaturas e são outras boas apostas de roupas. Afinal, podem ser usadas em diversas estações do ano, incluindo o inverno.
Acertando nas tendências
Montar looks para diferentes estações e ao mesmo tempo sair do óbvio pode ser um desafio, não é mesmo? As tendências de moda podem ser aliadas nesse sentido, mas, para isso, é importante apostar nelas com cautela.
Uma das febres recentes tem sido os laços, presentes em roupas e acessórios. Para Mayara, essa tendência não dura muito. “Tendo em vista o estudo do ciclo de consumo, essa é uma tendência que não se perdurará como as outras. Assim como vivemos a tendência dos bigodes em 2010 – acessórios em formato de bigodes, estampas, etc – pode-se dizer que o laço tem data de validade”, analisa ela.
Fugindo das ciladas, há dicas de ouro para a hora de montar as produções de inverno. A especialista lista 5 delas, veja a seguir:
- Invista em contraste de tecidos: peças com texturas e cores diferentes são um diferencial para se destacar;
- Sem erro: o look de suéter e jeans é uma aposta clássica;
- Look monocromático de moletom é uma saída mais moderna para um visual mais urbano que mira no street style clássico;
- Sempre tenha um blazer ou paletó de modelagem mais reta para uma combinação mais elegante;
- Misture uma peça clássica e uma mais despojada e assim terá um estilo hi-lo (high – low).
Fonte: revistaanamaria