Setembro começou com tempo instável em MS, e algumas cidades do estado podem enfrentar tempestades ao longo do dia, confira
O mês de setembro inicia com tempo instável em Mato Grosso do Sul (MS). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades, válido até as 23h59 desta segunda-feira (1).
De acordo com o aviso, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos intensos de 40 a 60 km/h e eventual queda de granizo, para as cidade de Amambai, Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina.
A aproximação de uma frente fria, associada ao transporte de calor e umidade, provoca a instabilidade.
Sobretudo, em Campo Grande, a previsão indica mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de 32°C a 34°C, com rajadas de vento que podem superar os 60 km/h em alguns pontos.
No restante do Estado, as temperaturas variam de 18°C a 25°C nas mínimas, podendo alcançar 36°C nas máximas, sobretudo na região Pantaneira. Por outro lado, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 20% e 40%, o que reforça o cenário de tempo seco antes das pancadas de chuva.
Confira as orientações do Inmet, caso ocorram rajadas de vento nas cidades de MS
Por fim, o Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores. Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Todavia, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Inmet