Nesta quinta-feira (4), uma frente fria chega ao Estado de MS, provocando grandes mudanças no tempo, o dia começa com sol, mas pode terminar com pancadas de chuva
Mato Grosso do Sul (MS) terá uma quinta-feira (4) marcada pela chegada de uma frente fria, que trará mudanças significativas no tempo em todo o Estado. O dia começa com sol, mas a nebulosidade aumenta gradualmente, com previsão de pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada, além da possibilidade de tempestades com raios, rajadas de vento e queda nas temperaturas, principalmente nas regiões sul, pantaneira e sudoeste.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos devem soprar do sul, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ser mais fortes em algumas localidades. Todavia, a instabilidade ocorre devido à combinação da frente fria com uma área de baixa pressão atmosférica, somada ao transporte de calor e umidade que favorece a formação de cavados.
Temperaturas
As máximas apresentam grande contraste entre o sul e o norte do Estado. Em Ponta Porã e Porto Murtinho, a previsão é de até 29°C, enquanto em Aquidauana e Coxim os termômetros podem chegar a 38°C.
Nas regiões sul, Cone Sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 17°C e 21°C e as máximas entre 29°C e 32°C. No sudoeste e Pantanal, mínimas de 17°C a 26°C e máximas de até 38°C. Já no Bolsão, leste e norte, mínimas de 18°C a 21°C e máximas de 38°C. Em Campo Grande, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 33°C e 35°C.
Após a passagem da frente fria, entre os dias 5 e 7 de setembro, é prevista queda acentuada das temperaturas, principalmente na região sul, com mínimas entre 10°C e 13°C.
Previsão de chuvas e alertas
O Inmet emitiu alerta de perigo potencial para tempestades e queda de temperatura nas regiões sudoeste, leste, centro-norte e pantanal. Sendo assim, a frente fria pode provocar chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes e possibilidade de granizo.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC), até 16 de setembro estão previstos acúmulos de precipitação de 10 a 50 mm nas regiões centro-sul, sudoeste, leste e oeste do Estado.
Cuidados com a saúde
Com a queda brusca de temperatura, é comum que a imunidade do organismo seja reduzida, aumentando os riscos de gripe, resfriado, rinite e asma. Sobretudo, entre as recomendações estão:
- Manter-se agasalhado e atento às variações de temperatura;
- Consumir bebidas quentes, como chás e café;
- Evitar banhos muito quentes, que podem ressecar a pele;
- Lavar cobertas e casacos antes de usá-los para evitar crises de asma e rinite;
- Usar hidratantes labiais;
- Manter hidratação adequada, especialmente para crianças e idosos.
Por fim, o cenário indica que os próximos dias podem trazer um alívio ao calor intenso que atingiu boa parte do Estado. Mas exige atenção redobrada de moradores e autoridades para prevenir acidentes e problemas de saúde.
Fonte: Inmet