A solução é uma matéria-prima considerada como fonte padrão de fósforo para misturas minerais utilizadas em nutrição animal
A tecnologia do foscálcio recebeu certificação orgânico no ano passado no Brasil pela empresa Mosaic Fertilizantes. Aliás, Mosaic é uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados.
Assim, o fósforo é um nutriente essencial para os seres vivos, incluindo os bovinos. Sabia que o mesmo o melhor pasto não é capaz de suprir a necessidade do boi desse nutriente?
A doutora em zootecnia Sabrina Coneglian detalhou sobre uma boa suplementação de fósforo para o gado.
“O fósforo é um mineral essencial. Sem ele não há vida”, diz a especialista.
Além disso ela, que é gerente de pecuária no Brasil da Mosaic Fertilizantes, pontuou as vantagens da adubação de pastagens.
Fontes de inovadoras de fósforo
Atualmente uma das grandes fontes de fósforo para a alimentação do gado é justamente a que também possui cálcio em sua composição.
É chamado de fosfato bicálcico ou foscálcio. Assim, ele é de origem inorgânica e são as fontes mais biodisponíveis.
Aliás, tanto o fósforo como o cálcio são os dois elementos mais abundantes no organismo, podendo representar até 3% do peso de um bovino.
Certificação do Foscálcio orgânico no Brasil
O fosfato bicálcico, comercialmente chamado de Foscálcio, acaba de obter certificação para uso em nutrição orgânica para animais.
Portanto, a solução é uma matéria-prima considerada como fonte padrão de fósforo para misturas minerais utilizadas em nutrição animal, pois é rico em minerais de alto valor nutricional, o que favorece a performance produtiva.
Com o selo, emitido pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD), a empresa poderá fornecer o insumo a produtores de nutrição orgânica para nutrição animal, que possuem como premissa utilizar somente matérias-primas certificadas.
O que acontece quando há deficiência de fósforo no boi?
Não é por menos a importância do elemento nos bovinos. Ele é responsável pela formação dos ossos, dentes e também compõe e forma o rúmen.
“Os microorganismos que estão no rúmen do bovino são formados por fósforo, e eles dependem deste nutriente para seu bom desempenho. Por isso o nutriente deve estar na ração e no sal mineral dos animais”, diz
Se há deficiência do nutriente, é o sistema ósseo do animal que mais será atingido. Portanto, isso pode comprometer o bom crescimento do bovino e sua engorda.
Além disso, também pode enfraquecer os dentes, o que, consequentemente, leva a uma má digestão.
Adubação de pastagens contra o aquecimento global
Além de formulações desenvolvidas para uma nutrição animal eficiente, a Mosaic Fertilizantes fornece aos pecuaristas uma linha completa de soluções para pastagens.
Recentemente, a companhia divulgou os resultados de um estudo realizado em campo com MPasto Nitro, que registrou redução de 30% na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) na comparação com outros fertilizantes tradicionais disponíveis no mercado.
A redução de emissão de GEEs é um dos grandes pilares da pecuária brasileira nos próximos anos e hoje há inúmeras tecnologias que vão ajudar nesse sentido.
Fonte: girodoboi