Tribunal (TCE-MS) será uma das sedes do 37° Encontro Nacional das Escolas do Legislativo e de Contas
O plenário do TCE-MS vai ser uma das sedes do 37º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).
Por isso, o anúncio foi feito logo após uma reunião, 29 de março, na Corte de Contas entre o presidente, conselheiro Jerson Domingos, o presidente da Abel, Florian Augusto Madruga, a presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, deputada Mara Caseiro (PSDB), da secretária de Recursos Humanos da ALEMS e secretária-geral da Abel, Marlene Figueira da Silva, e do diretor-geral da ABEL, Roberto Eduardo Lamare.
O Encontro terá como tema central a “Educação Legislativa e Cidadania” e será realizado entre os dias 14 e 16 de junho. Por exemplo, o evento marcará os 20 anos da Associação e deve reunir aqui na Capital dirigentes das escolas do Poder Legislativo Brasileiro de todo o País.
A deputada Mara Caseiro, presidente da Escola do Legislativo da ALEMS, agradeceu a recepção da Corte de Contas.
“Fomos muito bem recebidos pelo presidente Jerson Domingos que se mostrou acolhedor e um grande parceiro, colocando o TCE-MS à disposição. Mas, vai ser um grande evento, vamos receber escolas de todo o País que vão trazer suas experiências de cidadania, de troca de conhecimento e informações”.
Dessa forma, Florian Madruga, presidente da Abel, explicou porque a escolha por Campo Grande para sediar o encontro.
“A Associação está completando 20 anos da sua criação e escolhemos a capital sul-mato-grossense para sediar esse encontro porque já fizemos aqui em anos anteriores e houve uma receptividade muito grande. Mas, o dia principal do encontro que terá palestras, apresentações de projetos das Escolas será no auditório do TCE-MS. Então, tenho certeza absoluta de que nossos associados se sentirão em casa aqui nesse Tribunal”.
Programação do TCE-MS Encontro Nacional das Escolas do Legislativo
A programação do evento contará com palestras, premiações, homenagens e trocas de experiências. A abertura e o primeiro dia do Encontro serão na Assembleia Legislativa; no dia 16, os trabalhos serão no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Nesse dia, haverá duas palestras durante a manhã e, no período da tarde, apresentações de projetos das escolas legislativas.
Por isso, no último dia do 37º Encontro da Abel, os visitantes de outros estados terão oportunidade de conhecer o Bioparque do Pantanal. Nesse dia, também haverá lançamento de dois livros: um que trata sobre os 20 anos da Abel e outro uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor para crianças e adolescentes.
Sendo assim, essa segunda publicação que integrará a coleção “Em miúdos”. Haverá, ainda, entrega do prêmio da Abel para três escolas legislativas vencedoras das categorias “melhor portal”, “melhor projeto voltado à comunidade” e “melhores cursos de capacitação”.
A previsão é que as inscrições para participação no evento sejam abertas na primeira semana de maio.
Fonte: tce-ms