Prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, e curso de capacitação na plataforma EAD da Escoex, são destaques do Minuto TCE-MS.
A programação faz parte da Campanha do TCE-MS é um alerta sobre o câncer de mama nesse mês do Outubro Rosa. Trata-se de um movimento realizado em todo o mundo para conscientização e, desse modo, alerta às mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
Dessa forma, os servidoras do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul tiveram nesta sexta-feira, 14 de outubro, uma manhã especial dedicada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Com o auditório com sua capacidade máxima, sendo a maioria mulheres, o encontro teve início com um emocionante vídeo produzido pela equipe de Comunicação do TCE-MS.
Então, no depoimento a Michele Ribeiro relatou que em 2018 foi diagnosticada com a doença, e que conseguiu vencer o câncer em razão do tratamento precoce.
Confira o vídeo do depoimento aqui
Durante o evento as mulheres deram seus depoimentos
Na sequência, a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Professora Sandra Rose, a ação faz parte de um dos compromissos firmados pela gestão do presidente do TCE-MS.
Por isso, o conselheiro Iran Coelho das Neves, com a responsabilidade social, a valorização e a qualidade de vida das pessoas.“Agradeço o apoio do presidente do TCE-MS do importante alerta sobre câncer de mama.
Contudo, Iran e o diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, em incentivar sempre eventos como este, procurando o bem-estar das servidoras”.
Fazendo o uso da palavra, a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis dos Santos, explicou que a finalidade do encontro é conscientizar as servidoras da importância do autocuidado.
“O nosso presidente Iran, abraça essa causa. E isso é muito importante para todas nós. Afinal, a saúde é um tema que toca em cada pessoa e a importância do cuidado preventivo”, explicou.
A enfermeira Magda Barbosa das Neves abriu a palestra mostrando imagens do trabalho realizado pelo Hospital do Amor de Campo Grande, junto às mulheres sul-mato-grossenses, e destacou que além do diagnóstico precoce, é importante prevenir.
Ressaltou que muitas mulheres não fazem o exame de mamografia por medo de sentirem dores.
“Cada mulher tem um nível de desconforto na hora do exame, e o mais importante é que a mamografia pode gerar um certo desconforto momentâneo, mas o câncer não diagnosticado a tempo é muito pior”, alertou.
A servidora Daniele Leite dos Santos, afirmou que ficou feliz com a diferente e importante manhã promovida pelo TCE-MS. “Após dois anos de pandemia em que todos ficamos trabalhando em home office, além da Covid-19, muitas pessoas adoeceram também com outras patologias. Sendo assim, esse momento aqui com todas as servidoras, com esse evento nos alertando sobre o diagnóstico precoce do câncer é de grande valor para nós”, declarou.
Fonte: TCE-MS