Você está visualizando atualmente “SOLO INTELIGENTE”: Solução para falta de água na plantação
Pesquisadores de universidade dos EUA desenvolveram um “solo inteligente” baseado em hidrogel com aumento da produção em mais de 130%

“SOLO INTELIGENTE”: Solução para falta de água na plantação

Invenção estadunidense vai melhorar plantação com escassez de água

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) desenvolveram um “solo inteligente” que aumentará a capacidade das plantações usando muito menos água. O trabalho se baseia em hidrogel capaz de aumentar a produção em mais de 130%.

Pois a água é parte essencial do processo de plantação. Mas a escassez do recurso natural em alguns locais pode inibir a agricultura. E ainda mais, ter consequências na segurança alimentar da população.

Pesquisadores da Universidade do Texas em Austin (EUA) desenvolveram um “solo inteligente” que aumentará a capacidade das plantações usando muito menos água. O trabalho se baseia em hidrogel capaz de aumentar a produção em mais de 130%.

 

Solo inteligente permite plantar mais com menos água

O solo inteligente desenvolvido pelos pesquisadores americanos pode mudar como uma plantação utiliza água. Ele mantém as plantas hidratadas e com liberação controlada de nutrientes – sem contar o aumento na produção.

 

Imagem demonstra o ciclo da plantação em um solo com hidrogel
Demonstração de como funciona a plantação no solo inteligente com hidrogel (Imagem: Universidade do Texas em Austin)

 

Para aumentar a eficiência da plantação, o novo estudo adicionou hidrogel especialmente formulado ao solo. Ele funciona absorvendo vapor de água do ar durante a noite e o liberando de volta para as raízes das plantas durante o dia. Um toque de cloreto de cálcio na composição do hidrogel permite liberação mais lenta dos nutrientes.

 

Solo aumentou eficiência da plantação segundo teste

  • A invenção passou por testes em laboratório, com plantas cultivadas em dez gramas de solo;
  • Em algumas das amostras, o solo continha 0,1 grama de hidrogel;
  • A plantação foi observada durante ciclo de dia e noite. Sobretudo, com 12 horas de escuridão a 25 °C e 60% a 90% de umidade relativa. Seguido pois por 12 horas de luz solar simulada a 35 °C e 30% de umidade;
  • As plantas no solo inteligente (com hidrogel) tiveram aumento de 138% no comprimento do caule em relação às que foram plantadas em solo comum;
  • As plantas no solo inteligente também precisaram de 40% menos água para chegar nesse resultado.

 

Imagem mostra uma planta dentro de um vaso
Pesquisa demonstrou como fica uma planta cultivada em solo com hidrogel durante o período testado (Imagem: Universidade do Texas em Austin)

Solo inteligente pode ajudar a combater escassez na plantação

De acordo com Guihua Yu, autor correspondente do estudo, o solo inteligente pode ajudar a combater a escassez de água para melhorar a eficiência da plantação.

“A escassez global de água, juntamente com uma população crescente, tem impacto imediato na segurança alimentar. Esta nova classe de hidrogéis oferece solução promissora para atender às necessidades urgentes de escassez de água e absorção eficiente de nutrientes na agricultura sustentável moderna. Guihua Yu, autor correspondente do projeto, em entrevista ao New Atlas

No entanto, próximos estudos da equipe vão analisar o resultado usando outros tipos de experimentos, além da observação a longo prazo.

Fonte: Olhar Digital