No momento, você está visualizando Estimativa de safra recorde se fortalece e colheita da soja segue firme pelo país
Maior produtividade de soja vem se confirmando em muitas regiões, com estimativa de safra recorde Foto: Unisplash.com

Estimativa de safra recorde se fortalece e colheita da soja segue firme pelo país

Estimativa de safra recorde de soja no Brasil vem se confirmando em muitas regiões

A colheita de soja segue para uma safra recorde nas principais áreas produtoras do grão no Brasil, segundo análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o Centro de Estudos, “com a oferta do grão aumentando e compradores mais ativos, os negócios para entrega imediata se aqueceram”. Assim informou nota publicada hoje (17) no site da entidade.

Preço da soja

O indicador da soja Cepea/Esalq – Paranaguá (PR) negociava (14) a saca de 60 kg do grão por R$134,36. Assim, houve uma leve baixa de -0,04% em comparação com o mesmo período do mês passado.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima a produção nacional de soja em 167,37 milhões de toneladas, ou seja, 0,8% a mais que a apontada em fevereiro e 13,3% superior à da safra 2023/24. Deste total, 56,3% já tiveram colheita até 9 de março, de acordo com a Companhia.

Trabalho do Cepea

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) é parte do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq). Esta é uma unidade da Universidade de São Paulo (USP) e suas atividades consistem no desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na realização de trabalhos inéditos com teor econômico-administrativo e por fim, na divulgação ampla dos resultados que obtêm.

O Cepea também realiza pesquisas sobre a dinâmica de cadeias produtivas. Além disso, estuda o funcionamento integrado do agronegócio, o que abrange questões (transversais) de defesa sanitária, políticas comerciais externas e influência de novas tecnologias.

Produção de soja no mundo

No cenário global, a safra mundial de soja em 2024/25 foi estimada em 420,76 milhões de toneladas, repetindo o número de fevereiro. Para 2023/24, a previsão segue em 394,97 milhões de toneladas.

Os estoques finais globais para 2024/25 foram projetados em 121,41 milhões de toneladas. Isso registra uma queda na estimativa do mercado de 124,2 milhões de toneladas e da previsão anterior de 124,3 milhões.

Fonte: cnn