Serviços aos cidadãos serão mais eficientes e ecologicamente corretos com diminuição na utilização de papel
O processo de modernização da Gestão e Sistema de Tecnologia, implantado pela Prefeitura de Dourados e que está em andamento, é um dos pilares do programa Desenvolve Dourados.
Dessa forma, as mudanças não só vão garantir um atendimento melhor e mais eficiente à população, mas trazer economia aos cofres públicos e ser ecologicamente correto.
Por isso, os novos servidores da Central de Dados já estão ativados, assim como o novo sistema de informação.
Até dezembro, 137 prédios públicos, entre escolas municipais, unidades de saúde e prédios administrativos, estarão interligados por mais de 120 quilômetros de fibra óptica, com velocidade de tráfego de 1Gbps, 100 vezes mais do que a velocidade de troca de dados atual.
O primeiro reflexo direto das mudanças será na economia e na eficiência na troca de informação entre os diversos setores.
Sistema tecnologia Dourados
“Pautado pelo conceito de ‘menos burocracia e mais agilidade’, os processos tradicionalmente feitos a mão o novo sistema transforma em processos digitais. Mas, essa modernização vai agilizar a comunicação entre servidores e departamentos”, afirma o secretário de Administração, Vander Matoso. Segundo levantamento da pasta, a economia deve ser de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano.
Ele explica que a comunicação digital vai auxiliar na produtividade e reduzir custos.
“Essa consequência é imediata. Acaba o tráfego excessivo de documentos em formato físico que torna o serviço ineficiente e custoso aos cofres públicos via impressão em papel, deslocamento de servidores para entrega de documentos entre as mais de duzentas unidades da prefeitura esparramadas pela cidade.
Por exemplo, a economia na compra de papel, manutenção dos equipamentos e consumo de combustível e energia elétrica”, explica. Segundo o secretário, ainda tem uma consequência indireta e não menos importante. “São medidas ecologicamente corretas”, completa
Mais Eficiente e Econômico
As mudanças no sistema de tecnologia da Prefeitura de Dourados, porém, não começaram agora. Mas, no início da atual Gestão feitos levantamentos do que poderia ser melhorado e como essa modernização poderia ser implantada, como explica Cleison Marin, diretor de TI (Tecnologia da Informação).
“Nós iniciamos o trabalho com a orientação do prefeito Alan Guedes para detectar os problemas e propor soluções. Então, de cara vimos que havia uma morosidade gigantesca nos processos internos da Prefeitura. Tudo era tramitado em papel, uso de mão de obra para transporte, pegar assinatura. Tudo isso levava muito tempo, tem custo de combustível e pessoal e não nada eficiente”.
Por isso, Marin explica que o primeiro passo ver como o processo poderia ser melhorado, tornando-se mais eficiente e econômico.
Velocidade de processo
Foi o que fizemos até meados do ano passado, para depois escolhermos qual o sistema que se adequaria melhor até implantarmos um sistema totalmente digital, que aumenta muito a velocidade de processo para a Prefeitura e, consequentemente, dos serviços.
Sendo assim, o cidadão vai ter em mãos, sem precisar se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão ou à Prefeitura, tudo de forma rápida e segura, incluindo documentos como habite-se, alvará de construção, ITBI, todos tratados e disponibilizados totalmente online, conclui.
Fonte: pm dourados