O sonho de alcançar outros municípios de Mato Grosso do Sul em canal aberto está se tornando real
Os deputados da 12ª Legislatura realizaram a inauguração das frequências abertas (Sinal aberto) da TV e Rádio Assembleia da ALMS.
“É mais uma ferramenta para a população acompanhar em tempo real, de forma dinâmica, e ainda, mais transparente os trabalhos legislativos. Este é um momento histórico para Casa de Leis e o nosso desafio agora é chegar ao interior ao vivo” ressaltou o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP).
A TV ALMS pode ser assistida no canal 7.2 e a Rádio ALMS pode ser ouvida pela frequência FM 105.5. Então, fruto de um acordo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) e o Senado Federal, a edificação da torre e a implementação do site de transmissão da TV viabilizaram a transmissão, em sinal de tv aberta, dos canais da TV Senado (canal 7.1), TV Câmara Federal (canal 7.3), TV Câmara Municipal (canal 7.4) e da nossa TV ALEMS (canal 7.2).
Por isso, o primeiro secretário da ALMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), ressaltou a parceria com o Senado Federal.
Sinal aberto ALMS
“A união de esforços tornou possível a parceria com o Senado, democratizando informações dos trabalhos legislativos, e favorecendo maior transparência nas ações para alcance de todos os cidadãos de todo o Mato Grosso do Sul”, disse. Ele, ainda, salientou a participação e desejo de todos os deputados estaduais em viabilizar esta realização.
Dessa forma, o diretor da Rádio Senado, Celso Cavalcanti, explicou que somos a 18ª capital do país a fazer parte da Rádio Senado AM/FM.
“A Assembleia está de parabéns e cumpriu os acordos de parceria e cooperação, que facilitarão a audiência entre a população, que encontrará na programação o trabalho dos senadores e deputados estaduais”. Já a diretora em exercício da TV Senado, Glauciene Lara, destacou o momento ímpar para a comunicação legislativa.
“Será possível receber diretamente da fonte informações com pluralidade partidária de representantes públicos. Por exemplo, em Campo Grande completa a 16ª capital na parceria de TV aberta com Senado”, enfatizou.
Também acompanharam o ato oficial de abertura de sinal o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Pedro Kemp (PT), João César Mattogrosso (PSDB), Roberto Hashioka (União), Professor Rinaldo Modesto (Podemos), e Pedrossian Neto (PSD). A inauguração aconteceu na estação de telecomunicação, construída no estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
A TV e a Rádio ALMS foram criadas em novembro de 2001, juntamente com o portal oficial do Parlamento (ww.al.ms.gov.br), pelo qual transmitiam também com exclusividade as atividades legislativas.
Sendo assim, os veículos de comunicação são de fundamental importância para os parlamentares, servidores e, principalmente para a população, possa acompanhar o trabalho dos 24 deputados estaduais.
Estrutura
A estrutura principal da torre atinge a altura de 70 metros, somando mais 12 metros do tubulão, totalizando uma altura de 82 metros. Mas, os sistemas de transmissão estão atualmente configurados no formato digital, oferecendo a capacidade de expansão do sinal tanto para a área aberta e para o interior do Estado.
Fonte: Assembleia Legislativa de MS