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O principal fator que deve ser considerado para se vestir bem no trabalho é o grau de formalidade exigido por seu cargo e/ou empresa

SEU ESTILO: Moda feminina para o trabalho, saiba como impressionar

É muito importante seguir as normas de cada atividade profissional, contudo os seus gostos, e estilo próprio, não podem  ficar de lado

Algumas pessoas não percebem o quanto a moda e as roupas  para o trabalho podem impactar na nossa vida profissional. A sua imagem pessoal é um fator determinante para lhe ajudar a ter uma carreira de sucesso e apesar de isso ser um conjunto de diversos elementos como a sua linguagem e postura, a vestimenta tem sim um papel fundamental.

Com as mudanças no dress code no ambiente de trabalho devido a pandemia, mesmo quem possuía segurança no seu modo de vestir profissional. Está tendo algumas dúvidas nesse retorno progressivo ao trabalho presencial. No entanto, esse é um aspecto que sempre gerou preocupação para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, especialmente se for a sua primeira experiência de emprego.

O principal fator que deve ser considerado para se vestir bem no trabalho é o grau de formalidade exigido por seu cargo e/ou empresa. Alguns setores, como o da advocacia, possuem códigos de vestimenta mais rígidos enquanto outros permitem uma casualidade maior. É muito importante seguir as normas de cada atividade profissional, contudo os seus gostos, e estilo próprio, não podem ser deixados totalmente de lado, já que quando vestimos algo que gostamos e que reflete a nossa personalidade, o nível de autoconfiança e bem-estar aumenta, contribuindo para o desempenho. Desse modo, portanto, é fundamental que seja encontrado um equilíbrio nesses aspectos. Confira a seguir como se vestir de maneira correta de acordo com seu tipo de trabalho.

Moda para Trabalho Formal

Os trabalhos formais requerem um cuidado maior com o dress code, visto que é necessário se vestir com sobriedade e sofisticação. A qualidade dos tecidos, acabamentos e o caimento são imprescindíveis para se obter o visual alinhado e elegante que esses empregos exigem.

Além disso, para isso é preciso se atentar ao estado de preservação das peças, um botão faltando ou até mesmo um amassado podem quebrar o ar sóbrio do look por completo. Itens de alfaiataria são as peças-chave aqui, camisas, calças, vestidos e saias com esse tipo de corte são essenciais no guarda-roupa das mulheres que trabalham nesse tipo de trabalho.

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Terninhos e tailleurs podem ser a única opção para certas ocasiões, uma vez que esses conjuntos são o traje que oferece mais formalidade ao se vestir, seja com calça ou saia. Entretanto, esses itens existem em uma enorme gama de cores, modelagens e tecidos. O que permite criar visuais que tem a ver com seu estilo, contanto que não seja algo que chame muito atenção e comprometa a sua imagem de seriedade.

A combinação calça social, camisa e blazer é uma alternativa um pouco menos formal, assim como vestidos e macacões com corte mais tradicional, que podem usar ocasionalmente.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.justlia.com.br/2013/03/look-do-dia-salto-bloco/" target="_blank">Just Lia</a>

Moda no Trabalho Semiformal

O protocolo de vestimenta de trabalhos semiformais é um pouco mais flexível, sendo rara as ocasiões que ternos tradicionais sejam necessários. Ainda assim, a alfaiataria desempenha um papel importante para a composição dos visuais, contudo essas peças podem ser mescladas com itens mais casuais.

O uso do jeans, por exemplo, é permitido, podendo ser combinado com uma camisa social. Os modelos mais adequados para montar esses looks são a calça pantalona jeans ou a flare. Ao passo que cortes mais despojados como o estilo boyfriend  ou com detalhes destroyed não ficam bem. Porém, com blusas menos formais, é preferível compor o visual com uma calça social.

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T-shirts até podem usar, mas apenas junto a peças que tenham um ar mais sofisticado como blazers, desde que esteja de acordo com a ocasião. É bom ressaltar que nesse tipo de trabalho há uma variação maior no dress code conforme a situação. Ou seja, o seu modo de vestir para uma reunião importante não será o mesmo utilizada na “sexta-feira casual”, por exemplo.

Quanto as cores, tecidos e estampas há uma maior liberdade de escolha, já que os looks não precisam ser tão sóbrios e discretos da mesma maneira que em trabalhos totalmente formais. Para os calçados, não há tanta exigência da utilização de sapatos com salto alto. Apesar disso é melhor deixar de lado itens casuais como o tênis.       

Trabalhos Casuais

Existem menos regras para se seguir em relação a moda em ambientes de trabalho informais, já que geralmente eles são para profissões e empresas onde há uma valorização da criatividade. O que se reflete também no modo de vestir dos trabalhadores.

Entretanto, isso não significa que não tenha que ter atenção a alguns aspectos para manter a imagem de profissionalismo mesmo em looks mais descontraídos e despojados. Por exemplo, comprimentos muito curtos de saias, shorts e vestidos, assim como decotes profundos não são vistos com bons olhos e devem evitar. Além disso, ainda que peças confortáveis sejam bem aceitas aqui, itens como moletons podem deixar uma imagem de desleixo.

 

Por outro lado, o uso do jeans é liberado sem tantas convenções, sendo a preferência da maioria graças a sua praticidade. A única recomendação seria não exagerar nos detalhes destroyedT-shirts também ganham um espaço maior no guarda-roupa nesses casos. Apenas procure não utilizar estampas, especialmente de frases, que não são para o local de trabalho. Com os calçados também há uma grande variedade de escolhas, incluindo diversos modelos de tênis, mas opte por aqueles do estilo passeio ao invés dos esportivos.

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Dicas Extras

  • Aliar estilo e conforto e conjuntamente seguir o código de vestimenta de uma empresa é uma tarefa que demanda dedicação. Mas que quando feita de modo eficiente, gera resultados incríveis para a sua carreira. Não se esqueça disso!
  • Entrevistas de emprego em geral requerem mais formalidade na hora de se vestir, mesmo para empregos com ambiente de trabalho casual. Lembre-se: a primeira impressão é difícil de mudar.
  • Em ocasiões especiais, preste atenção ao dress code, uma vez que ele pode não ser o mesmo do dia a dia.
  • Viagens de negócios exigem um grau de planejamento maior para se estar sempre de acordo com a situação enquanto há uma limitação na quantidade de roupas disponíveis.

Fontes: BH