Se você é iniciante, não corra todos os dias; é recomendado correr um dia e descansar outro
Com o anúncio da Corrida do Pantanal, corrida de rua que terá a realização pelo Sesi em parceria com a TV Morena no dia 9 de outubro, muitas pessoas já começaram a se preparar. E para quem não sabe como começar ou quer garantir a segurança, o Sesi preparou diversas dicas para ajudar.
Correr é simples, basta colocar o tênis nos pés, uma boa playlist para ouvir e sair correndo, eles disseram. Só que não! Em um primeiro momento não há nada de errado com essa frase, contudo, aprender técnicas de corrida para iniciantes pode te ajudar a ter um melhor desempenho, economia de energia e até mesmo prevenir lesões.
A educadora física da instituição Tatiane Rodrigues da Silva elencou as principais dúvidas de quem quer aprender um pouco mais sobre o esporte e não fazer feio no evento esportivo mais esperado do ano.
Confira as dicas para se prepara para a Corrida Pantanal realizada pelo Sesi
1 – Sou sedentário, mas tenho muita vontade de começar a correr. Qual o primeiro passo?
Muita calma nessa hora. O primeiro passo é fazer um check-up para avaliar como está sua saúde e se está apto a praticar exercício físico. O segundo passo é começar em lugares planos, revezando caminhada com corrida. Assim é possível evitar dores e lesões e seu corpo vai se adaptando à nova rotina. Aliás, uma outra dica é ter um dia de descanso entre os treinos.
2 – Existe um “biótipo” para o corredor de rua?
Não. Qualquer indivíduo saudável pode praticar.
3 – Como saber se estou correndo corretamente?
Lembre-se sempre de “uma força que te puxa para cima e para frente”, mas não incline seu tronco muito à frente. Com isso, sua postura ficará na forma correta para corrida. Pouse com o meio do pé no chão e evite pisar com o calcanhar. Movimente seus braços, pois isso ajuda a impulsionar para frente. Além disso, não eleve seus joelhos, eles são direcionados para frente e não para cima.
4 – Posso correr todos os dias?
Se você é iniciante, não corra todos os dias. Recomenda-se correr um dia e descansar outro. Se já tem o hábito de correr, é possível correr todos os dias, mas respeite os limites do seu corpo e, se estiver se sentindo cansado, faça um treino mais leve nesse dia.
5 – Como ter fôlego e respirar bem na corrida?
É importante saber que a falta de fôlego ocorre devido à falta de condicionamento físico. Existem inúmeras técnicas de respiração e cada indivíduo utiliza a que se adaptar melhor. Assim, o mais importante é encontrar um jeito confortável para de respirar.
6 – É normal sentir dores durante a corrida?
Não. A dor durante a corrida pode surgir devido a lesões, inflamações ou á prática constante da corrida, mas pode ser evitada com alongamento antes e após a prática, consumo adequado de água e uso de um bom tênis. Quando a dor é constante durante a corrida, é recomendado parar de correr, repousar e, caso a dor não melhore ou ainda piore, procurar um médico para uma avaliação.
7 – Como eu previno aquela dorzinha lateral quando corro?
A primeira dica é: mantenha seu condicionamento físico em dia e comece a atividade de forma leve para que seu organismo se adapte. Controle sua respiração puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca e massageie o local da dor.
Gostou das dicas? Então está na hora de praticar. A Corrida do Pantanal é no dia 9 de outubro. Portanto, Ainda dá tempo de treinar e aproveitar ao máximo essa experiência.
Fonte: fiems