SES realiza credenciamento de propostas de OSS interessadas em gerenciar Hospital Regional de Dourados
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Governança Hospitalar, realizou (12) o credenciamento de propostas do Chamamento Público n. 1/2024/SES, publicado em Diário Oficial do Estado, para seleção de OSS (Organização Social de Saúde) para celebração de contrato de gestão com objetivo de gerenciar, operacionalizar e executar as ações e serviços de saúde no Hospital Regional de Dourados – Unidades I, II e III.
O credenciamento realizado no auditório do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Para participar, as organizações sociais já qualificadas no estado de Mato Grosso do Sul precisaram comprovar experiência na administração de unidades de saúde de complexidade similar.
Além disso, exigido também a apresentação de um plano de trabalho detalhado, que inclua estratégias para a otimização dos recursos, melhoria do atendimento e inovação nos processos de gestão. Os interessados tiveram que submeter suas propostas até a data limite estipulada no edital.
As unidades I e II do hospital serão focadas em atendimento médio e de alta complexidade, enquanto a unidade III será responsável por análise, diagnóstico e atendimento de especialidades.
Hospital Dourados
O Hospital Cassems de Dourados foi inaugurado em 1º de setembro de 2004. Foi a primeira unidade da rede própria da Cassems e também foi o início da verticalização dos atendimentos, com o objetivo de prestar assistência em saúde garantida e com qualidade aos beneficiários Cassems.
Por isso, com uma rede própria de hospitais, se almejava um controle mais rigoroso dos gastos e a possibilidade de investimentos em estrutura própria, suavizando a dependência em relação à rede credenciada.
Além de representar um importante avanço na assistência em saúde dos beneficiários residentes na região, que passaram a receber a maioria dos serviços de saúde que demandavam, também marcou o início da expansão do Plano Cassems em cidades consideradas estratégicas, reduzindo o deslocamento dos beneficiários para outros centros.
Por exemplo, a unidade Dourados está totalmente preparada para atender toda a população com eficiência e qualidade em casos de pequena, média e alta complexidades, realizando atendimento clínico e cirúrgico em diversas especialidades, além dos serviços de diagnósticos.
Sendo assim, o hospital é de grande importância para Dourados e região, abrangendo as cidades de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Itaporã, Jateí, Maracaju e Rio Brilhante.
Fonte: gov.ms