O PSG (Programa Senac de Gratuidade) é uma iniciativa do Senac cuja finalidade é ofertar cursos gratuitos para a população de baixa renda
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) está com mais de 30 cursos gratuitos aberto. As empresas buscam por candidatos com qualificação para assumir os postos. Portanto, ter um curso extracurricular é uma alternativa para aqueles que buscam destaque no ambiente corporativo.
As empresas dão preferência para candidatos com cursos extracurriculares. Afinal, isso prova que a pessoa possui conhecimento em sua área de atuação. Além do mais, demonstra interesse por parte do candidato, que busca o aperfeiçoamento.
Programa Senac de Gratuidade oferece cursos gratuitos online
O PSG (Programa Senac de Gratuidade) é uma iniciativa do Senac cuja finalidade é ofertar cursos gratuitos para a população de baixa renda. Assim, esse grupo pode se qualificar e conseguir mais oportunidades para o mercado de trabalho. As oportunidades abertas neste mês de novembro abrangem as áreas de administração de empresas, logística, turismo e marketing.
Para se inscrever no Programa Senac de Gratuidade, além dos pré-requisitos de cada curso, existem os critérios gerais. A renda do familiar mensal da pessoa precisa ser de até dois salários-mínimos per capita (por pessoa). Portanto, as inscrições podem ser feitas pelo site da instituição, através deste link: https://ead.senac.br/gratuito/. As aulas acontecem pelo sistema de Educação à Distância (EAD).
Como já dito antes, cada curso possui um pré-requisito diferente. Portanto, é essencial que o candidato preste atenção nas informações disponíveis no site do Senac a respeito de cada curso. Assim, se enquadrando nos critérios, o Senac tem uma forma de selecionar quem fica com as vagas do curso.
O primeiro critério é definir por estado. Cada lugar tem seus próprios cursos. Depois, o Senac vê o número de vagas disponíveis e o número de pessoas interessadas. O penúltimo critério diz respeito à ordem de inscrição. Isso significa que quem se inscreveu primeiro têm mais chances de ter a matrícula efetivada. Por fim, será utilizado o critério da renda, já mencionado antes. Além disso, o Senac pede comprovante da renda dos alunos.
Além disso, o Senac exige que os interessados assinem um termo de compromisso com as aulas, bem como um termo de matrícula para cursos livres.
Como fazer a inscrição
Diante disso, para fazer a inscrição nos cursos do Senac, basta que o candidato acesse o site da instituição. Assim, será necessário preencher um formulário. Para tal, o aluno precisa se cadastrar no site. Na ficha de inscrição, deverá apresentar informações pessoais e documentos como RG, fontes de renda e a ficha de inscrição no PSG.
Fonte: pronatec