Semana da Pátria está oficialmente aberta em Dourados
A Semana da Pátria foi oficialmente aberta (1º) com o acendimento da Chama da Pátria, em uma solenidade realizada na Praça Antônio João, no centro de Dourados. A programação começou na sede da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, com a formatura tradicional dos militares, e seguiu com o revezamento da condução da chama por estudantes da Rede Municipal de Ensino até o local do evento.
A abertura da Semana da Pátria em Dourados contou com a presença do prefeito Marçal Filho. Ele esteve junto do general de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto. Além disso, participaram vereadores, autoridades civis e militares, bem como representantes de instituições locais. A presença do público sinaliza confiança depositada pelos mais diferentes setores da sociedade douradense na atual gestão, visto que ela tem sido pautada pela melhoria dos serviços públicos e, por fim, pelo resgate da auto-estima.
Tocha simbólica
Na última etapa do percurso, o prefeito Marçal Filho recebeu a tocha simbólica. Isto é, das mãos de alunos da Apae, já em frente da praça. Em seguida, ele acendeu a chama. Por fim, ressaltou o significado da solenidade.
“É uma satisfação viver esse momento e, para mim, de forma muito especial, pela primeira vez na função de prefeito de Dourados”, afirmou. Tenho certeza absoluta que as pessoas estão sentindo a diferença”, enfatizou. “Por isso, o nosso slogan este ano é ‘Independência para cuidar com amor e construir com trabalho’”, completou Marçal Filho.
O prefeito destacou a importância do patriotismo para a defesa da soberania nacional e para o fortalecimento das instituições. “Temos que colorir a cidade de verde e amarelo, valorizar nossos símbolos e lembrar que as cores do país não podem ser usadas como ato político”, afirmou. “Temos compromisso com nossa Pátria, tanto é que iremos realizar um dos maiores, senão o maior, desfile de 7 de Setembro que nossa cidade já assistiu e espero que o público vá para a avenida prestigiar a apresentação das nossas escolas, entidades e forças de segurança”, completou Marçal Filho.
Sentimento de pertencimento
O general Abelardo Prisco de Souza Neto, comandante da 4ª Brigada, destacou que a Semana da Pátria deve reforçar o sentimento de pertencimento, bem como o amor ao Brasil. A princípio, ele destacou que “Essa é uma festa cívica, não militar”. Em seguida, o general prosseguiu, afirmando que “É importante cultivarmos o patriotismo, especialmente entre nossas crianças”.
Ademais, ele destacou: “Precisamos valorizar nossa história, nossa bandeira e nossos símbolos nacionais”. Porquanto, ele concluiu: “Em outros países, a celebração da semana da pátria é com as cores da bandeira em ruas, lojas e escolas. É isso que precisamos no Brasil para termos uma nação cada vez mais forte”.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é responsável pela organização da programação. O secretário Nilson Francisco da Silva explicou que equipes da pasta estão visitando escolas e promovendo atividades de valorização da cidadania. “Estamos cultivando nas nossas crianças o respeito pelos símbolos nacionais e o orgulho pela pátria”, argumentou. “Este ano, temos uma homenagem especial aos 38 mil alunos da rede municipal”, destacou.
Atividades ao longo da semana
As atividades cívicas seguem ao longo da semana, com a Hora Cívica em diversas escolas. Na terça-feira (2) será na Escola Municipal Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen. Na quarta-feira (3), na Escola Municipal Arthur Campos Mello; na quinta (4) na Escola Municipal Sócrates Câmara. E por fim, na sexta-feira (5), na Escola Municipal Indígena Agustinho, na Aldeia Bororó.
Por fim, o ponto alto da programação será o desfile cívico do 7 de setembro, marcado para domingo, às 8h, na Avenida Marcelino Pires. Neste ano, o tema do evento é “Independência para cuidar com amor e trabalho”. Haverá a participação de 134 instituições, incluindo escolas, fanfarras, forças de segurança e entidades locais.
O comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, o Gabinete do Prefeito, as secretarias municipais e outros órgãos da administração direta compõem a Comissão Organizadora da Semana da Pátria.
Fonte: PM Dourados