No momento, você está visualizando Segurança de MS traça plano estratégico com metas até 2030 e com foco em ações integradas
Sejusp publica Plano Estratégico Organizacional (PEO) 2025–2030. Documento tem foco em uma segurança pública integrada Foto: Secom/Gov.br

Segurança de MS traça plano estratégico com metas até 2030 e com foco em ações integradas

Sejusp publica Plano Estratégico Organizacional

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) publicou no Diário Oficial do Estado (26) o Plano Estratégico Organizacional (PEO) 2025–2030, documento que orientará as ações da pasta e de seus órgãos vinculados nos próximos anos, com foco em uma segurança pública integrada, inteligente e inovadora.

O plano é resultado de um processo amplo de planejamento, desenvolvido ao longo de 2025, que envolveu uma série de reuniões técnicas, oficinas e mentorias especializadas, conduzidas com o apoio da empresa Oscar 1 Brasil, além da participação direta de gestores e representantes das forças de segurança e demais entidades vinculadas à Sejusp.

Finalizado no final de novembro de 2025, o PEO consolida diretrizes, objetivos estratégicos, indicadores e metas que buscam aprimorar a governança, fortalecer a atuação integrada entre as instituições, valorizar os profissionais da segurança pública e ampliar a proteção das pessoas, do patrimônio e do meio ambiente em todo o Estado.

Avanço na segurança em Mato Grosso do Sul

“O Plano Estratégico Organizacional representa um avanço importante no fortalecimento da gestão pública da segurança em Mato Grosso do Sul. Mais do que estabelecer metas, o plano consolida uma visão de futuro, orientada pela modernização dos processos. Ele cria bases sólidas para decisões mais eficientes, transparentes e alinhadas às reais necessidades da sociedade”, destacou o secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, Wagner Ferreira da Silva, que coordenou o grupo de trabalho.

Entre os principais eixos do Plano Estratégico está o aperfeiçoamento da gestão orçamentária. Do mesmo modo, inclui o fortalecimento da inteligência. Ademais, prevê investimento em tecnologia e inovação. Por fim, abrange capacitação e valorização dos profissionais. Além disso, foca ações contra criminalidade. Igualmente, reduz mortes violentas. Sobretudo, diminui acidentes de trânsito.

Com a publicação no Diário Oficial, o PEO torna-se instrumento oficial. Antes de tudo, serve de referência para monitoramento das metas. Em seguida, guia execução das políticas públicas. Por fim, abrange justiça e segurança de 2025 a 2030. Portanto, prevê revisões periódicas para novos cenários e desafios.

Fonte: Secom/Gov.br