Há uma série de mudanças macro que estão mudando o local de trabalho temporária e permanentemente. Aqui está o que você pode fazer para se preparar.
No ano passado, muitas empresas líderes anunciaram que o trabalho híbrido e remoto veio para ficar. Embora a pandemia tenha servido como o principal fator nessa mudança, os ambientes de trabalho remoto e híbrido estão se tornando cada vez mais um elemento permanente no mundo dos negócios. O mundo híbrido do trabalho apresentou muitos desafios, criou oportunidades únicas e capacitou a força de trabalho de novas maneiras.
À medida que as organizações e os líderes se preparam para um futuro em que a forma híbrida de trabalhar é a norma, entender como lidar com as novas mudanças torna-se vital para o sucesso. Aqui estão quatro etapas para se preparar para um local de trabalho híbrido.
1. Descubra o que seus funcionários desejam
Como os funcionários e seu bem-estar estão no centro da transformação do local de trabalho, a primeira etapa é entender o que seus funcionários esperam. A maioria das políticas e estratégias de trabalho em casa foram implementadas durante a noite no ano passado devido a compulsões estritas, com pouco ou nenhum espaço para incluir vozes diversas. Hoje, embora as opções de trabalho remoto desfrutem do apoio esmagador da força de trabalho, mesmo essas demandas e motivações não são uniformes, mas estão em um espectro.
Enquanto alguns podem preferir uma mistura igual de trabalho remoto e escritório quando necessário, outros podem preferir horários fixos ou a flexibilidade de escolher os dias em que desejam vir ao escritório. Há também um subconjunto de funcionários que deseja visitar o escritório mais dias do que trabalhar em casa. Estar ciente dessas diferentes necessidades e desejos pode ajudar as organizações a criar modelos e estruturas de trabalho que estejam em sintonia com as demandas e expectativas de sua força de trabalho.
2. Redefina seu ambiente, processos e cultura
Ao longo dos anos, as empresas investiram extensivamente em espaços de escritório. As principais empresas de tecnologia investiram no redesenho de seus espaços de trabalho para estimular a inovação e a colaboração.
Com menor interação pessoal e oportunidades de comunicação informal, a construção de processos que cultivem abertura, confiança e colaboração se tornarão ainda mais importantes. Assim, os líderes de negócios e de RH terão que revisar seus processos e fluxos de trabalho para construir uma cultura que seja eficaz digitalmente, bem como no local de trabalho físico. Essas mudanças podem servir como uma extensão da cultura corporativa e organizacional existente, sem diluí-los.
3. Retreinar a liderança e gestão
Um dos aspectos mais críticos da preparação para um mundo híbrido de trabalho é ajudar os gerentes e líderes a se familiarizarem com as novas práticas e normas. Estudos mostram que os gerentes estão fora de sincronia com os membros da equipe no ano passado. É fundamental reconhecer que o escopo, o papel e a capacidade dos gerentes serão drásticos, se não totalmente diferentes, no novo normal.
Assim, os gerentes e líderes precisam ser treinados para passar de uma cultura de vigilância, supervisão e aprovações para dar mais apoio, confiança e transparência. Por exemplo, os gerentes precisarão avaliar o desempenho dos membros de sua equipe sem visibilidade ou proximidade física sendo um fator. Da mesma forma, os gerentes precisarão de apoio para se tornarem melhores mentores e facilitadores de recursos para os membros de sua equipe.
4. Continue aumentando a flexibilidade e a propriedade
O fator determinante para determinar se o trabalho híbrido se torna um elemento permanente da vida profissional moderna ou se as empresas são revertidas após alguns anos de experimentação dependerá de quão satisfeitos o empregado e o empregador estão. Além da definição certa de metas e expectativas, isso exigirá melhorias constantes de todas as partes interessadas para tornar a nova estrutura acessível, equitativa e adequada para todos.
Ao incorporar a flexibilidade à própria natureza dos modelos de trabalho híbridos, os empregadores e os líderes de RH serão capazes de reprojetar processos com mais rapidez, adaptar-se rapidamente e responder melhor às interrupções. Os funcionários, por outro lado, devem assumir a responsabilidade por seu trabalho e cultivar a autossuficiência em sua vida profissional.
Fazendo o “trabalho híbrido” funcionar: Investindo na tecnologia certa
Além dos processos, metas e modelos certos, a transição para um local de trabalho híbrido também exigirá o investimento no conjunto certo de ferramentas e soluções. Aqui estão apenas alguns tipos de ferramentas que serão indispensáveis para tornar o trabalho híbrido e remoto um sucesso:
Comunicação e colaboração
É hora de ir além das videochamadas e chamadas em conferência para integrar os espaços físicos e digitais das reuniões. Soluções como salas de reunião híbridas (que oferecem uma combinação de recursos de hardware e software e podem ser usadas como espaços de videoconferência totalmente funcionais), quadros brancos interativos virtuais (que permitem colaboração multimídia em tempo real) e ferramentas de mensagens instantâneas e feedback serão essenciais.
Além disso, vá além dos recursos básicos para soluções que têm integrações com armazenamento e documentação, gerenciamento de projetos e permitem o compartilhamento de arquivos. Além disso, junto com a facilidade de uso, o foco ao escolher essas ferramentas deve ser o gerenciamento de acesso, o controle do usuário, a segurança e a privacidade.
Gerenciamento de tempo e projeto
Embora as soluções de gerenciamento de projetos e tarefas tenham se tornado a norma na maioria dos setores na última década, elas precisam de uma atualização urgente. As ferramentas de gerenciamento de projetos da nova era devem ajudar os funcionários a se tornarem autossuficientes, gerenciar seu tempo e navegar no dia de trabalho com facilidade. Os recursos de gerenciamento de tempo precisam ser parte integrante de tais soluções, especialmente se os funcionários estiverem trabalhando em horários flexíveis ou diferentes.
Também se torna ainda mais crítico apoiar os funcionários na manutenção de um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, pois quando eles estão trabalhando remotamente, os limites tendem a se confundir. À medida que a força de trabalho global aprende como controlar melhor seu tempo, dia e metas, essas ferramentas podem ajudar a controlar o tempo, automatizar tarefas, compartilhar arquivos, marcar reuniões e acompanhar o progresso geral.
Envolvimento e bem-estar do funcionário
Garantir que os funcionários se sintam incluídos e envolvidos tem sido uma tarefa difícil para empregadores e líderes de RH. O desafio deve se intensificar com a adoção de modelos de trabalho híbridos, uma vez que ainda estamos cultivando confiança, transparência e responsabilidade nesses ambientes. Garantir uma interação social saudável entre os funcionários e apoiá-los virtualmente pode ajudar a aumentar o engajamento.
Isso exige novas maneiras, abordagens e soluções para entender e implementar o engajamento dos funcionários e como isso se aplica ao local de trabalho virtual.
Da mesma forma, novas ferramentas e mecanismos para medir o bem-estar dos funcionários são necessários para garantir que os gerentes possam identificar os desafios que seus membros estão enfrentando. Ferramentas de tecnologia de ponta oferecem envolvimento de funcionários de ponta e soluções centrais de RH com recursos distintos e uma interface amigável.
Aprendizagem e treinamento
Uma cultura e um design de local de trabalho que incentivem o aprendizado contínuo precisam ser auxiliados pelo conjunto certo de ferramentas, intervenções e políticas. Se o ano passado nos ensinou alguma coisa, é que todos devemos priorizar o aprendizado para garantir interrupções e desafios inesperados.
Isso inclui não apenas o aprendizado e o treinamento para habilidades e competências difíceis, mas também coisas como comunicação, empatia e atenção plena. As organizações devem implantar ferramentas inteligentes com IA que personalizam as experiências de aprendizagem, conduzem avaliações e avaliações e tornam o treinamento uma parte integrante da vida profissional.
Preparando-se para o trabalho híbrido: a palavra final
A maneira como entendemos a flexibilidade e adaptabilidade passou por uma transformação dramática no último ano. Para aproveitar ao máximo essas mudanças e prosperar no novo normal, também devemos expandir as definições de produtividade, colaboração e bem-estar do funcionário.
O mundo pós-pandêmico, quando o trabalho remoto será simplesmente uma opção e não uma necessidade, será o primeiro teste real para gerentes e funcionários lidar com o ambiente de trabalho híbrido. Uma vez que o resultado disso pode mudar irrevogavelmente a forma como o trabalho é feito, todos devemos trabalhar no sentido de nos prepararmos para um amanhã híbrido.
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