O contrato assinado foi de mais de R$ 1,7 milhão com a empresa responsável pela manutenção
A Prefeitura de Campo Grande assinou (23) o contrato de mais de R$ 1,7 milhão com a empresa que será responsável pela manutenção preventiva e corretiva das mais de 100 autoclaves da rede pública de saúde de Campo Grande. As ordens de serviço já passam a ser expedidas a partir do momento que é firmado o acordo entre a prefeitura e a entidade.
Estes equipamentos são necessários para a esterilização de materiais que os funcionários utilizam em todas as unidades de saúde da Capital. Sendo necessário estabelecer um fluxo excepcional para recolhimento e entrega dos instrumentos nas unidades em que há a necessidade de manutenção reparativa.
“Era possível observar que o atendimento odontológico era o que mais necessitava destes materiais. Assim, para garantir que houvesse instrumentos suficientes, contamos até com o apoio de hospitais da cidade para fazer a esterilização”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.
A expedição da ordem de serviço para manutenção das autoclaves será feita, neste primeiro momento, de acordo com a urgência da unidade. Ou seja, os equipamentos das UPAs serão os primeiros a serem consertados, uma vez que servirão de ponto de apoio aos outros postos da região.
Estão entre as prioridades a UPA Universitário, UPA Leblon, UPA Moreninha, UPA Santa Mônica. Desse modo, a UPA Vila Almeida, UPA Coronel Antonino, CRS Nova Bahia e Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O que é autoclave?
Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material). Para evitar a contaminação entre os pacientes, os acessórios dos ventiladores, devem ser esterilizados após o uso. Porém, os diferentes itens demandam diferentes tipos de esterilização: vapor sob pressão, infravermelhos, estufas de ar quente, etc.
Fonte: PM Campo Grande