Você está visualizando atualmente Saiba qual é a Rede Social mais usada pelos brasileiros; não é o whatsApp
No Brasil, a Rede Social mais usada se consolidou com o TikTok, que agora supera o WhatsApp em tempo de uso mensal.

Saiba qual é a Rede Social mais usada pelos brasileiros; não é o whatsApp

Instagram, TikTok, Facebook, WhatsApp, YouTube… Qual plataforma mais usada no Brasil? Confira!

No Brasil a Rede Social mais usada se consolidou com o TikTok, que agora supera o WhatsApp em tempo de uso mensal. Por isso, após a pandemia de Covid-19, o consumo de informações nas mídias sociais aumentou e permaneceu alto.

Desde 2020, os hábitos digitais têm mudado significativamente em todo o mundo. Mas, de acordo com um levantamento da Data AI Intelligence, os brasileiros passam, em média, 30 horas mensais no TikTok, enquanto o WhatsApp registra 24 horas.

O YouTube e o Instagram seguem empatados com 22 horas mensais, o Facebook com 12 horas e o X (antigo Twitter) com 3 horas.

O ranking dos nove aplicativos mais usados é completado pelo Pinterest (2 horas), Telegram (1 hora) e LinkedIn (menos de uma hora).

Sendo assim, o TikTok, lançado em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, experimentou um crescimento meteórico, atraindo milhões de usuários globalmente. A plataforma se destaca por ser dinâmica e acessível, permitindo que usuários criem e compartilhem vídeos curtos que rapidamente se tornam virais. Seu algoritmo facilita esse processo, diferenciando-se de outras redes como o Instagram.

Perfil e Rede Social mais usada

No Brasil, o perfil mais comum de usuário do TikTok é o heavy user, com 8 em cada 10 pessoas acessando o aplicativo pelo menos uma vez por dia. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box revelou que 40% dos usuários se juntaram ao TikTok no último ano, e 1 em cada 3 espera passar ainda mais tempo na plataforma no próximo ano.

Contudo, apenas 11% dos usuários postam diariamente, enquanto 30% raramente publicam e outros 30% nunca postam, preferindo apenas assistir aos vídeos.

O sucesso do TikTok no Brasil também se reflete no tipo de conteúdo consumido. Segundo a pesquisa, 54% dos usuários assistem a vídeos de humor e descontração, evidenciando a preferência por conteúdos leves e divertidos. A plataforma se consolidou como a principal rede social no país, moldando novos padrões de consumo de mídia e interação digital.

Fonte: curtamais