O Imposto sobre o Rendimento, mais conhecido como Imposto de Renda, é um tipo de tributo que existe em diversos locais do mundo
Em breve começará a ser paga o lote da restituição do Imposto de Renda 2023 para os contribuintes. Os valores podem ter pagamento tanto para o governo regional quanto nacional, a depender da jurisdição vigente em cada país. Para realizar o cálculo do tributo, a Receita Federal utiliza como base uma riqueza produzida pelo contribuinte, que pode ser fruto de riqueza, capital ou ambos. A partir disso, ainda tem aplicação uma alíquota conforme a tabela estabelecida pelo órgão fiscalizador.
Portanto, confira a seguir como descobrir em qual lote você poderá receber os valores.
Restituição do Imposto de Renda 2023
Os contribuintes podem realizar a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 até o dia 31 de maio. A partir desta data, a Receita Federal começará a realizar os pagamentos da restituição. Nem todos os contribuintes têm direito à restituição, apenas aqueles que depositaram valores a mais que o devido.
Neste ano, os valores tiveram o depósito em cinco lotes, catalogados por ordem de prioridade. Além disso, a Receita Federal também disponibilizou algumas novidades para o tributo deste ano. Assim, as pessoas que enviaram a declaração até o dia 10 de maio podem receber os pagamentos no primeiro lote de pagamentos, junto com os grupos prioritários.
Os grupos prioritários que recebem a restituição já no dia 31 de maio, os demais contribuintes, por sua vez, recebem nos próximos quatro lotes. No entanto, as pessoas que optarem por utilizar a versão pré-preenchida da declaração do imposto e pelo pagamento através do Pix, também podem receber o pagamento da restituição com antecedência.
Vale ressaltar ainda que, preciso ter bastante cuidado na hora de preencher os dados da declaração para evitar cair na malha fina, pois o grupo que cair poderá ficar de fora dos pagamentos da restituição.
Fonte: 4oito