Você está visualizando atualmente RÚSSIA-UCRÂNIA: Skynet? Vídeo mostra cão robô atirando com metralhadora
Skynet? Vídeo mostra cão robô atirando com metralhadora

RÚSSIA-UCRÂNIA: Skynet? Vídeo mostra cão robô atirando com metralhadora

Entre piadas e memes, a produção levantou debates sobre esse tipo de tecnologia.

Um vídeo que mostra um Skynet, tipo de robô cão com uma arma embutida está viralizando na internet e levantando discussões sérias entre os usuários de redes sociais.

No vídeo de pouco mais de um minuto de duração, é possível ver um daqueles simpáticos robôs em formato de cachorro, similares aos modelos da Boston Dynamics que viralizaram no passado. No entanto, a máquina está com uma metralhadora completamente funcional acoplada em sua carcaça.

Sendo assim, o conteúdo traz algumas questões ainda não respondidas, como o fato de se o robô está realmente atirando por conta própria, ou se alguém está utilizando um controle remoto para efetuar os disparos, sendo a explicação mais plausível. Aliás, a máquina não consegue suportar o recuo dos tiros devido ao forte recuo e calibre do armamento.

O que se sabe sobre o vídeo do Skynet cão robô armado?

Em um levantamento da VICE, foi descoberto que o robô pertence a um soldado russo, possivelmente das Forças de Operações Especiais Russas, a Spetsnaz.

Por exemplo, está utilizando robôs em conflitos armados, visto que qualquer pessoa com um robô pode fazer esse tipo de gambiarra perigosa.

O robô cão não é o mesmo fabricado pela Boston Dynamics, e deve ter sido adquirido através de outras fabricantes em marketplaces como o AliExpress. A companhia, famosa por vídeos de robôs dançando, diz que não pretende vender seus produtos para quem quer fazer uso das máquinas como armas, mas isso não impede outras empresas menos conhecidas de venderem esses produtos com propósitos nefastos.

A arma embutida no robô cão é uma PP-19 Vityaz, modelo similar a famosa AK-74. Também é possível ver um grande veículo blindado no vídeo, referente BDRM-2, que já foi visto em conflitos na Ucrânia recentemente.

Segundo as informações levantadas pela Vice, o criador do vídeo é Alexander Atamov, que publicou o conteúdo originalmente no YouTube em 22 de março deste ano. Em seu LinkedIn, Atamov diz ser fundador da empresa HOVERSURF, e em fotos do Facebook, chama seu robô cão de Skynet, alusão a Inteligência Artificial que se torna senciente na franquia Exterminador do Futuro.

 

Fonte: timnews