Você está visualizando atualmente DOURADOS: Reforma de bicicletas por internos da Penitenciária de Dourados beneficia projeto social
Unindo reintegração social e benefício comunitário, bicicletas foram reformadas por reeducandos da PED. - Foto: Divulgação/ Agepen

DOURADOS: Reforma de bicicletas por internos da Penitenciária de Dourados beneficia projeto social

A ação é uma parceria entre a Agepen, o CBM-MS e a SIG de Dourados

Unindo reintegração social e benefício comunitário, os internos da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) fizeram reforma de bicicletas para crianças e adolescentes. Dessa forma, os atendidos pelo projeto “Bombeiros do Amanhã” receberam bicicletas renovadas.

Dessa forma, o projeto proporciona uma ocupação produtiva para os internos. Além disso, a inciativa busca garantir que os jovens assistidos possam se locomover às escolas e às atividades educativas do programa. Assim reduzindo a possibilidade de faltas e representando um estímulo para a educação e um futuro melhor.

A ação é uma parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da direção da PED, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e a Polícia Civil (SIG de Dourados).

A princípio, 14 bicicletas, apreendidas pela polícia, tiveram reforma na penitenciária de Dourados e entregues este mês ao projeto. Dois internos atuaram nas reformas, realizando serviços de solda, pintura, montagem e adesivagem.

O que diz o diretor da PED, Rangel Schveiger

A parceria e disponibilização do sistema prisional para esse fim social exemplifica como é possível criar pontes de oportunidade e responsabilidade social. “Ao unir a reabilitação dos internos à formação dos jovens, o projeto transforma vidas e promove mudanças significativas, mostrando que a solidariedade e a educação podem ser ferramentas poderosas de transformação”, defende.

O dirigente ressalta que a utilização da mão de obra prisional na reforma dessas bicicletas traz uma série de benefícios. “Primeiro, oferece aos presos a chance de adquirir habilidades práticas e desenvolver um senso de propósito e responsabilidade; segundo, fomenta um sentimento de contribuição positiva para a sociedade, o que é crucial para a sua reabilitação e reintegração futura”, comenta. “Por outro lado, a comunidade também é diretamente beneficiada ao ver um ciclo de solidariedade e apoio se concretizando”, complementa.

Focado em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, o programa Bombeiros do Amanhã tem como objetivo promover disciplina, sensibilidade e desenvolvimento de talentos. Assim, preparando-os para uma vida cidadã.

Fonte: Ag. not. gov. ms