A rota integra turismo, empreendedorismo, preservação e, claro, pratos inesquecíveis
A Rota Gastronômica Pantaneira em que sabores típicos do Pantanal ganham destaque passa pelo balneário Recanto Vale do Sol, localizado em Corumbá, a 426 quilômetros de Campo Grande, a melhor opção para quem quer repor as energias, curtir momentos agradáveis com a família e conhecer a gastronomia sul-mato-grossense.
Dessa forma, o refúgio ecológico dispõe de uma estrutura completa, com área para camping, churrasqueira, redário, trilhas e passeio a cavalo, que garante lazer, conforto e muita tranquilidade para toda a família.
Por isso, para quem pretende curtir a gastronomia, é possível saborear o tradicional almoço pantaneiro no fogão a lenha aos finais de semana e apreciar a bela vista da natureza com atrações musicais.
Recanto Vale do Sol fica localizado em Corumbá com opções de lazer e gastronomia
Representando as raízes sul-mato-grossenses, a piscina de água corrente do balneário, uma das maiores de Corumbá, é em formato de chipa. Mas, o espaço conta com a presença de ruínas de uma antiga vila do século XIX e oferece excursionismo (day use) e camping de quarta-feira a domingo.
Por exemplo, a empresária Lídia Leite está à frente do atrativo, que tem como prato principal a paçoca de carne de sol com banana da terra. A receita foi a escolhida para compor a Rota Gastronômica Pantaneira, que é um itinerário para turistas que querem conhecer a região pantaneira do estado e provar os seus sabores.
O roteiro do itinerário foi pensado e desenvolvido pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, em parceria com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o professor de Gastronomia e chef sergipano, Moacir Sobral.
O projeto, lançado em dezembro de 2022, contemplou importantes regiões do Pantanal, como Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá. A rota oferece uma imersão na culinária sul-mato-grossense, com pratos caipiras, regionais e também influenciados pela proximidade com a fronteira do Paraguai e Bolívia.