Rally da Safra 2022 teve início em fevereiro
A princípio, o Rally da Safra 2022 está avaliando as lavouras de soja no Sudoeste de Goiás para ingressar no domingo no Norte do Mato Grosso do Sul. O início dos trabalhos é em Chapadão do Sul e seguirá até 5 de fevereiro. As lavouras na região norte do MS estão em condições melhores do que o imaginado, podendo registrar recorde de produtividade.
Contudo, a situação é contrastante no estado. Ou seja, na região Sul, especialmente a partir de Dourados, onde a equipe técnica do Rally estará no final da primeira semana de fevereiro, houve um corte de quase 17 sacos na produtividade média por hectare devido à seca e ao tempo quente desde o fim de novembro. Em outras palavras: é uma perda irreversível que afetou o potencial produtivo das lavouras. A Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, baixou a estimativa de produtividade do MS para 48,5 sacas por hectare, 17% inferior à safra anterior.
André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, considera em primeiro lugar que, nas regiões mais afetadas pela estiagem, é necessária a regularização da chuva para evitar que os prejuízos aumentem. Então, os técnicos da expedição começam as atividades na região de Rio Verde (GO) e seguem para o MS onde percorrerão lavouras de soja nas regiões de Dourados, Ponta Porã e Naviraí, para coleta de amostras e levantamento de informações sobre as áreas colhidas a partir de uma metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos com objetivo de determinar a produtividade das lavouras. “As avaliações de campo vão proporcionar um retrato mais preciso sobre o potencial da soja brasileira”, afirma Debastiani.
Estimativa de produção de soja 2022
Estima-se que houve redução na produção de soja no Brasil pela Agroconsult para 134,2 milhões de toneladas, 7% abaixo das projeções pré-plantio, de 144,3 milhões de toneladas. Ainda assim, a estimativa da área total plantada é em 40,7 milhões de hectares – 5% maior que a safra passada.
Seja como for, a etapa de avaliação de soja do Rally da Safra 2022 contará com 17 equipes. Ao longo do roteiro está prevista a realização de um evento regional para produtores em Luís Eduardo Magalhães/BA, em 10 de março. A última equipe desta etapa encerra os trabalhos em 27 de março, após percorrer o Oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.
Milho segunda safra
Primordialmente, a etapa de avaliação do milho segunda safra começará em 15 de maio, com seis equipes – as duas primeiras percorrem o Oeste e o Médio-Norte do Mato Grosso. Em seguida, outras duas avaliarão lavouras no Sudeste e Leste do Mato Grosso, Norte do Mato Grosso do Sul e a região Sudoeste de Goiás. Por fim, as últimas equipes visitarão áreas no Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste do Paraná.
A perspectiva atual é que, devido em boa parte ao plantio acelerado da safra de verão, a segunda safra seja implantada num calendário excelente. A produção prevista é de 94,8 milhões de toneladas, um crescimento de 56% sobre a safra anterior, marcada por uma significativa quebra de safra devido aos problemas climáticos. Contudo, a área plantada é projetada em 15,7 milhões de hectares, com crescimento de 7% sobre a safra anterior.
Entre abril e maio, quatro equipes do Rally serão dedicadas a visitas a produtores e eventos regionais, inicialmente agendados para ocorrerem em Não-Me-Toque/RS (12/04), Cascavel/PR (19/04) e Rio Verde/GO (03/05).
Eventualmente, a 19ª edição do Rally da Safra contará com mais de 80 mil quilômetros de percurso em 11 estadas. A expectativa é coletar 1600 amostras em campo. Organizada pela Agroconsult, a expedição técnica tem o patrocínio do Banco Santander, FMC, OCP Fertilizantes e Serasa Experian e apoio nacional da Hidrovias do Brasil e Unidas Agro.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais
EQUIPE 6 – Equipe Sudoeste GO e MS
DATA MUNICÍPIO UF
27/jan qui Rio Verde GO
28/jan sex Rio Verde GO
29/jan sáb Rio Verde GO
30/jan dom Chapadão do Sul MS
31/jan seg Campo Grande MS
01/fev ter Dourados MS
02/fev qua Ponta Porã MS
03/fev qui Naviraí MS
04/fev sex Dourados MS
05/fev sáb Campo Grande MS