No momento, você está visualizando Quais são os sinais e sintomas da ‘Gripe K’, vírus que gerou alerta global
Os sintomas da Gripe K são iguais aos de outras gripes, mas podem ser mais intensos e durar mais tempo. Foto: Freepik

Quais são os sinais e sintomas da ‘Gripe K’, vírus que gerou alerta global

Descubra quais são os sinais e sintomas da ‘Gripe K’, vírus que gerou alerta mundial, ao provocar um aumento nos casos de infecção respiratória

A ‘Gripe K‘ chamou atenção mundial ao provocar um aumento nos casos de infecção respiratória, com sintomas semelhantes aos da gripe comum, porém mais intensos.

O que aconteceu

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou para o crescimento de casos da chamada ‘Gripe K’, causada pelo vírus influenza A H3N2, com circulação acima do normal para a época do ano. O aumento foi registrado principalmente no Hemisfério Norte, coincidindo com o inverno e a temporada de outros vírus respiratórios.

A Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) reforçou que a próxima temporada de gripe pode ser antecipada ou mais forte também nas Américas. O órgão orienta reforço na vacinação e atenção aos sinais de agravamento, especialmente em grupos de risco.

Os sintomas da Gripe K são iguais aos de outras gripes, mas podem ser mais intensos e durar mais tempo. Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e cansaço estão entre os sinais mais comuns.

Sintomas principais da ‘Gripe K’

A infecção pelo vírus influenza A H3N2 provoca sintomas típicos de gripe, porém com intensidade maior em alguns casos. Os principais sintomas relatados incluem:
Febre alta e calafrios que podem persistir por mais dias.
Tosse seca ou com secreção de início súbito.
Dor de garganta e coriza frequentes e incômodas.
Dores de cabeça e atrás dos olhos mais intensas.
Dores musculares e nas articulações que podem limitar atividades do dia a dia.
Fadiga e fraqueza prolongadas.
Náuseas, vômitos e diarreia podem ocorrer, principalmente em crianças.

Por que os sintomas são mais intensos?

Especialistas explicam que, apesar de os sinais serem iguais aos da gripe comum, a Gripe K pode atingir com mais força pessoas não vacinadas, idosos, crianças e quem já tem doenças crônicas. Isso ocorre porque a imunidade da população pode estar mais baixa para este subtipo, favorecendo quadros mais graves.

O alerta das autoridades de saúde é para que os grupos de risco estejam vacinados e busquem atendimento médico ao sinal de sintomas intensos ou persistentes. Febre alta que não baixa, dificuldade para respirar, dor no peito e confusão mental são sinais de gravidade.

Fonte: uol