A Quaest entrevistou 12.150 brasileiros entre os dias 13 e 17 de agosto sobre as redes sociais, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos
Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (8), aponta que 57% dos brasileiros entrevistados não confiam nas redes sociais. Outros 41% confiam e 2% não sabem ou não responderam.
A pesquisa, contudo, elencou 13 instituições para medir o nível de confiabilidade de cada uma: igreja católica; Polícia Militar; militares/Forças Armadas; igrejas evangélicas; prefeitos; bancos; presidente da República; imprensa; STF; Congresso Nacional; juiz de futebol; redes sociais; e partidos políticos.
As redes sociais aparecem em penúltimo lugar no ranking de confiabilidade. Desse modo, sendo considerada a segunda instituição menos confiável da pesquisa, perdendo apenas para os partidos políticos, em que 63% dos brasileiros não confiam.
A pesquisa também analisou a confiabilidade institucional em relação ao voto presidencial no segundo turno das eleições de 2022
O levantamento mostra que 56% dos entrevistados que votaram no Lula e 56% dos que votaram no Bolsonaro não confiam nas redes sociais. O número não muda apesar da diferença política dos candidatos.
Por outro lado, esse número aumenta entre aqueles que votaram branco, nulo ou não votaram no segundo turno de 2022. O levantamento mostra que 63% dos entrevistados com esse perfil não confiam nas redes.
Sobretudo, analisando o recorte regional, os entrevistados da região sudeste confiam menos ainda nas redes sociais (60%). Nas regiões nordeste e sul, a porcentagem das pessoas que não confiam (53%) cai em relação à média (57%).
O levantamento também mostra que as pessoas mais novas desconfiam mais das redes sociais: 57% dos entrevistados de 16 a 34 anos não confiam; entre as pessoas de 35 a 59 anos, esse número é de 59%; enquanto 50% dos brasileiros com 60 anos ou mais dizem não confiar nas redes sociais.
Em conclusão, a pesquisa realizou 12.150 entrevistas entre os dias 13 e 17 de agosto; margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: cnn