Você está visualizando atualmente PROSOLO MS: Governo cede maquinário para conservação do solo
O PROSOLO faz parte de um projeto maior do governo do Estado, que busca a geração de uma base metodológica para economia de baixo carbono.

PROSOLO MS: Governo cede maquinário para conservação do solo

A área do Assentamento São Tomé engloba duas microbacias

PROSOLO através do Governo do Estado de MS, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), firmou termo com a Prefeitura de Santa Rita do Pardo para realizar ações de manejo e conservação do solo no município.

A assinatura realizada pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, e o prefeito Lúcio Roberto Calixto Costa, e integra os trabalhos da administração estadual no âmbito do PROSOLO (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água).

“Foi firmado um termo de cessão de uso de dois tratores e de dois terraceadores que fazem parte do conjunto de máquinas do PROSOLO, adquiridas com recurso oriundos da CESP.

Dessa forma, as máquinas estão sendo cedidas para a Prefeitura de Santa Rita do Pardo. Desse modo, poderão fazer trabalhos de manejo e conservação de solo. Sobretudo em uma área crítica que identificada dentro do assentamento São Tomé, onde vivem 110 famílias”, informou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

Por isso, o superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, a área do Assentamento São Tomé engloba duas microbacias.

“Essas microbacias estão todas dentro do assentamento, que é composto por pequenas propriedades, o que justifica então a gente fazer esse trabalho atendendo os pequenos produtores que não possuem máquinas adequadas para esse trabalho”, afirmou.

A área, conforme descrito no projeto, será utilizada como piloto do PROSOLO.

“Será uma área de demonstração para que a gente possa usar, tanto para conscientização dos produtores de toda a região. Mas, quanto para a capacitação dos técnicos da região em relação às técnicas implantadas”, acrescentou Beretta.

A Agraer ficou responsável pela elaboração do projeto técnico e o acompanhamento da execução do projeto.

O PROSOLO faz parte de um projeto maior do governo do Estado. Nesse sentido, busca a geração de uma base metodológica para uma economia de baixo carbono em Mato Grosso do Sul.

Contudo, o desenvolvendo e adaptando tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia do estado. Assim, contribuirá para atingir os objetivos do Programa Estadual de Mudanças Climáticas – PROCLIMA.

Também participaram da reunião o superintendente Nelson Vieira Fraga, da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste). Assim também,  o superintendente de Administração e Finanças da Semagro, Edson Genova.

 

Fonte: ms gov