O objetivo de proporcionar uma vivência científica a meninas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Corumbá e Ladário.
O projeto Meninas Cientistas do Pantanal está com inscrições abertas. Dessa forma, a iniciativa de professoras e alunas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Corumbá, tem o objetivo de proporcionar uma vivência científica a meninas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Corumbá e Ladário.
Projeto Meninas Cientistas Pantanal
As participantes têm contato com as mais variadas áreas da ciência em oficinas que serão realizadas no segundo semestre de 2023.
Então, as alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Corumbá e Ladário. Mas, a abertura está programada para o dia 5 de agosto de 2023.
Por isso, o projeto contará com a presença de 30 meninas do Ensino Fundamental II de Corumbá e Ladário e cerca de 22 alunas de graduação do campus Pantanal da UFMS.
Luciana explica que a ideia do projeto Meninas na Ciência surgiu em 2017.
“Foi mais ou menos um ano de desenvolvimento de ideia, e o desafio é incentivar a participação destas meninas nas áreas de ciências, especialmente química, física, biologia e matemática, nossos temas-chaves”, conta. “Trabalhamos com três objetivos do desenvolvimento sustentável e duas metas do Plano Nacional de Educação que têm a ver com a questão da melhoria da qualidade do ensino básico e superior e a redução da desigualdade de gênero, oportunizando e dando mais condições de as mulheres terem paridade e a redução das desigualdades territoriais.”