As inscrições para o projeto de extensão Turismo e Empreendedorismo em Terras Indígenas devem ser feitas gratuitamente até 15 de setembro.
Antes de tudo todas as atividades do projeto para indígenas serão realizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Podem participar estudantes indígenas regularmente matriculados em cursos de graduação de todos os Câmpus da UFMS, estudantes de Turismo de todas as instituições de Ensino Superior e povos indígenas da comunidade externa.
Ao todo, estão sendo oferecidas 92 vagas, destinadas aos povos indígenas sujeitas a ampliação conforme a demanda.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Izac Bonfim, o curso tem como objetivo promover o conhecimento e empreendedorismo a respeito do turismo em terras indígenas, as especificidades, os desafios e as oportunidades, a fim de instruir as comunidades indígenas a trabalhar futuramente com a atividade em suas respectivas aldeias. “Em 2015, a Fundação Nacional do Índio regulamentou atividades turísticas em terras indígenas e isso oportuniza o desenvolvimento, planejamento e gestão de atividades nessa área. O projeto de extensão tem como base a disseminação de conhecimento, para atuação responsável e embasada nos preceitos do desenvolvimento sustentável”.
Em suma o indígena do povo de Sateré-Mawé, Erimar Miquiles, de 35 anos, não conseguiu o mesmo que Loíse. Ele ingressou em 2014 em Direito pelas cotas, mas acabou trancando o curso
“O Governo de Mato Grosso do Sul tem um olhar especial para a população indígena. Tem atendido e efetuado as diversas políticas públicas que todos os cidadãos têm direito. E isso tem acontecido dentro dos territórios indígenas, valorizando e proporcionando melhores condições de vida em todos os aspectos: de formação, habitação, produção, segurança pública e esporte e lazer, nas diversas áreas. Temos diálogo com todas as lideranças de todas as etnias, com a preocupação de buscar união de todos os povos”, salienta Fernando Souza.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição. Mais informações podem solicitadas pelo e-mail turismoindigenaufms@gmail.com.
Fonte: UFMS