Programa estatal leva internet gratuita a mais de 500 pontos do Brasil. Usuários podem ter acesso à conexão do governo de até 20 Mbps. Confira esta novidade.
O governo do Brasil elaborou o programa Wi-Fi Brasil de Internet grátis, por causa das medidas de contenção adotadas para combater o COVID-19 que acentuaram a exclusão digital. Muitos brasileiros lutam para estarem incluídos em todos os procedimentos online que a sociedade moderna inaugurou.
Por isso, a saber: ele está sendo lançado para ajudar pessoas em dificuldade com ferramentas digitais. Distribuir acesso online para quem não tem meios de acesso fácil a uma conexão.
Dessa forma, a importância disso é a realização de procedimentos administrativos, para trabalhar, fazer compras ou manter contato com os entes queridos. Conheça os detalhes do programa no texto abaixo.
No que consiste o Programa Wi-Fi Brasil?
A internet hoje é onipresente no cotidiano dos brasileiros, seja para ver uma série nos serviços de streaming ou então todavia para conseguir resolver os pepinos típicos da vida adulta, tais como tirar documentos e certificados. O mergulho do brasileiro no mundo online é natural. Todavia aumentou demais por ocasião da pandemia da Covid-19.
O Ministério das Comunicações do Brasil soltou nota oficial dizendo que o Programa Wi-Fi Brasil espalhará acesso grátis á internet para mais de quinhentas localidades de todo o Brasil.
Com efeito, o programa levará a internet a colégios públicos, praças, parques, localidades rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais quilombolas, vilas de pescadores e tele centros comunitários conveniados.
A equipe do ministério disse que o Wi-Fi Brasil torna disponível, via satélite e via terrestre, conexão de qualidade com a internet na velocidade de todavia até 20 megabytes por segundo (Mbps). Esta declaração saiu a público nesta quarta-feira (9), em Brasília.
Houve uma cerimônia alusiva às comemorações dos 50 anos da empresa Telebrás – Telecomunicações Brasileiras.
Com a finalidade de democratizar o acesso, este programa de inclusão digital é, como diz o ministério das comunicações, fruto de associação entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil. O total direcionado para este investimento ao longo de um ano supera os R$ 12 milhões.
A internet ainda não é para todos
Em primeiro lugar, este número representa cerca de 28,2 milhões de cidadãos brasileiros acima de 10 anos, sendo que 3,6 milhões deles são estudantes. Cerca de 20% desse contingente relata que não tem o acesso à internet unicamente por motivos econômicos. 14% deles dizem que o acesso à internet é caro e outros 6,2% acham que o equipamento eletrônico que se deve comprar para ter a conexão é caro.