Você está visualizando atualmente Programa Movimenta Campo Grande contribui com fortalecimento
Prefeitura Municipal de Campo Grande (Funesp), no Programa Movimenta Campo Grande, de consciência corporal, entre outros benefícios.

Programa Movimenta Campo Grande contribui com fortalecimento

Pilates: modalidade no Programa Movimenta Campo Grande que contribui para fortalecimento e correção postural

Umas das modalidades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), no Programa Movimenta Campo Grande, o Pilates, se destaca como uma modalidade essencial para cuidar da saúde, principalmente para o fortalecimento postural, manutenção da coluna, coordenação, desenvolvimento de consciência corporal, entre outros benefícios.

Com foco no fortalecimento muscular e na correção postural, o Pilates tem conquistado adeptos na capital sul-mato-grossense oferecendo uma oportunidade valiosa para cuidar da saúde e bem-estar.

O pilates, integrado ao Programa Movimenta, não se limita apenas a um exercício físico; ele é uma abordagem que engloba o fortalecimento postural, a manutenção da coluna vertebral, a melhoria da coordenação motora e o desenvolvimento da consciência corporal.

Então, os praticantes de Pilates experimentam uma transformação que vai além do corpo, alcançando a mente e a postura, proporcionando benefícios duradouros para a saúde.

A modalidade é oferecida em todas as sete regiões da Capital, garantindo que os cidadãos de Campo Grande tenham acesso fácil e conveniente a modalidade. Mas, atualmente, cerca de 2.000 alunos estão sendo atendidos por meio do Pilates, experimentando os benefícios dessa prática regularmente.

Modalidade

A modalidade não apenas fortalece o corpo dos participantes, mas também fortalece a comunidade, promovendo a saúde e o bem-estar em todos os níveis.

Lindomaia Borges Nogueira, 45 anos, aluna de Pilates no Centro Comunitário Campo Nobre, pratica a modalidade há um ano e fala de seus benefícios.

“Diminuiu bastante minhas dores na coluna. O pilates tem feito maravilha em minha vida. Os exercícios bem orientados e bem aplicados têm me ajudado muito na minha recuperação e fortalecimento da lombar. Por isso, achei que no começo não iria funcionar, hoje não vivo sem. Conto para as pessoas que conheço sobre as minhas aulas e como isso tem me beneficiado no tratamento. Estou amando e me sentindo melhor a cada dia com os alongamentos e exercícios passados. Sou grata por ter esse projeto no bairro. Muitas pessoas estão tendo qualidade de vida através desse projeto.”

Dessa forma, o aluno Rubens Marinho Soares, aposentado, que pratica a modalidade há um ano e três meses, iniciou a oficina da Funesp por recomendação médica.

“Desde os 17 anos tenho problemas de coluna e nos joelhos. O Pilates me dá mais qualidade de vida. Deixei de usar anti-inflamatório e analgésicos. Se eu soubesse dos benefícios do Pilates já teria começado a praticar há muito tempo. Acabei com minha saúde, com minha flora intestinal, de tanto tomar remédio. Hoje tenho outra qualidade de vida.”

Fundação de Esporte

Para a professora Hestela Araújo, que atua há quatro anos na Fundação de Esporte de Campo Grande e leva aulas de pilates aos alunos do Centro Olímpico da Vila Nasser e da Associação de Moradores do Estrela do Sul, a modalidade garante vários benefícios saudáveis na vida das pessoas.

“O Pilates proporciona na vida das pessoas, qualidade de vida, bem-estar, melhora a postura, a respiração, fortalece a musculatura, melhora a flexibilidade, equilíbrio e concentração.”

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esporte, destaca-se como um exemplo do poder público de impactar positivamente a vida dos cidadãos, incentivando hábitos saudáveis e proporcionando oportunidades para que todos alcancem.

“Com essa modalidade, as comunidades têm a chance de melhorar sua qualidade de vida, um movimento de transformação que reflete na saúde da população. Com mais atividades físicas, teremos menos pessoas com problemas de saúde e consequentemente menos pessoas em hospitais”, explicou o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad.

Fonte: pm campo grande