Programa Lampiar fomenta a formação de lideranças escolares em Dourados
A Prefeitura de Dourados lançou (29) o Programa Lampiar, uma iniciativa inédita voltada à formação de lideranças escolares, diretores e coordenadores, da rede municipal de ensino. O objetivo é fortalecer a cultura escolar, valorizar os profissionais da educação e promover melhorias diretas na aprendizagem dos estudantes.
O programa é resultado de uma cooperação técnica entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica (Fadeb), o Ensina Brasil e as secretarias estadual e municipal de Educação. A formação terá carga horária de 64 horas e será voltada para práticas alinhadas à realidade local, com foco na liderança coletiva e no impacto na sala de aula.
Prefeito destacou o papel das lideranças escolares
Durante o evento, realizado na Unigran, o prefeito Marçal Filho ressaltou o papel central das lideranças educacionais na transformação das escolas. “Nós estamos precisando de boas lideranças”, enfatizou. “Por isso, esse programa é tão importante”, continuou o prefeito. “Para nosso orgulho, Dourados é a primeira cidade do Estado a receber essa formação”, ressaltou. “É por meio dos diretores e coordenadores que conseguimos guiar nossos alunos para um caminho iluminado”, conclui Marçal Filho.
Marçal destacou ainda que diretores e coordenadores exercem papel de influência não apenas sobre outros educadores, mas também sobre os próprios estudantes. “Vocês são formadores de opinião”, afirmou. “Têm o poder de fazer nossos jovens pensarem, refletirem e se prepararem para serem cidadãos completos, conscientes do seu papel na sociedade”, finalizou.
Programa busca estimular práticas inovadoras
De acordo com a diretora-presidente da Fadeb, Maria Cecília Amendola da Motta, o Lampiar busca fortalecer lideranças da educação pública. E ele também busca estimular práticas inovadoras. As práticas, afinal, impactam diretamente a qualidade do ensino. Ela explicou que o programa terá dois eixos curriculares adicionais. Eles foram definidos em diálogo com os profissionais da rede e o governo. Analogamente, isso garante que a formação esteja alinhada às necessidades locais.
O programa também é mais um passo na expansão do Ensina Brasil em Mato Grosso do Sul. A saber, a organização já atua no estado desde 2017. Por conseguinte, agora amplia sua presença em Dourados. Este é um território, aliás, considerado estratégico para o desenvolvimento das políticas educacionais.
Para o secretário municipal de educação, Nilson Francisco da Silva, o programa é importante. O motivo é o princípio de que lideranças escolares fortes são fundamentais. Ou seja, elas criam ambientes onde professores estão inspirados para ensinar. E onde, do mesmo modo, alunos sentem prazer em aprender. “Ao investir na formação de diretores e coordenadores, Dourados busca consolidar um novo modelo de gestão educacional. Ou seja, um modelo baseado na liderança compartilhada e na inovação”, finalizou o secretário.
Fonte: PM Dourados