No momento, você está visualizando Prefeitura já cadastrou mais de 50 jovens no programa “Juventude ao Trabalho”
Programa Juventude ao Trabalho de Dourados tem duas semanas e mais de 50 jovens cadastrados em empregos, estágios e cursos Foto: PM Dourados

Prefeitura já cadastrou mais de 50 jovens no programa “Juventude ao Trabalho”

Programa Juventude ao Trabalho de Dourados completou duas semanas de atividades

A Prefeitura de Dourados já cadastrou mais de 50 jovens no programa “Juventude ao Trabalho”, iniciativa coordenada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude e que completou (26) duas semanas de atividades. O coordenador do projeto, João Marcos Gomes de Lima, comemorou os números alcançados em poucos dias e ressaltou que dos mais de 50 inscritos, pelo menos 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho através de estágios e também cursos.

O atendimento no programa “Juventude ao Trabalho” segue, de antemão, uma determinação do prefeito Marçal Filho. A princípio, o serviço é realizado de forma individual e acolhedora. Assim, cada caso é analisado com atenção aos detalhes. Tudo isso para oferecer os melhores encaminhamentos. Conforme João Marcos, “a colocação desses mais de 30 jovens junto aos parceiros do programa demonstra o potencial do nosso projeto”. Ele enfatiza que o projeto “revela que estamos no caminho certo ao fazermos a ponte entre a juventude douradense e as oportunidades de trabalho e capacitação”.

Atendimento presencial e online

Ademais, além do atendimento presencial, há também uma opção de atendimento online. O atendimento presencial é na Casa dos Conselhos – Sala da Juventude. A opção online facilita a participação de jovens cujos pais não conseguem acompanhá-los. Assim também, ela ajuda jovens com dificuldades de locomoção. O coordenador, por conseguinte, explica: “Deixamos as duas opções em aberto para melhor atender a todos”. Ele informa que “enquanto os demais jovens recebem atendimento conforme a demanda da fila, o link para inscrição segue fixado e ativo na página @juventude_dourados, no Instagram”.

Segundo ele, o  impacto já é visível e cada entrevista tem gerado relatos de pais orgulhosos e jovens esperançosos, reconhecendo a importância do serviço prestado. “O programa reafirma o compromisso de garantir que todos os inscritos tenham acesso, de forma gratuita, ao que há de melhor em termos de formação, oportunidades e crescimento profissional”, ressalta João Marcos.

Além de receber os interessados, entrevistá-los e efetivar as inscrições, o programa também mantém atenção contínua aos participantes. “Os jovens inscritos permanecem em contato contínuo com a Coordenadoria de Juventude, recebendo informações sobre novas oportunidades e projetos futuros, fortalecendo o vínculo com as políticas públicas municipais e consolidando Dourados como um verdadeiro berço de oportunidades para a juventude”, completa o coordenador.

Vagas de empregos, estágios e cursos

A iniciativa oferece, a princípio, vagas de emprego aos jovens da cidade. Nesse sentido, ela também oferece estágios e cursos gratuitos de qualificação. Os cursos são em diversas áreas do conhecimento. Por conseguinte, eles abrem portas para a primeira experiência profissional. O projeto tem destino a jovens de 15 a 29 anos, conforme o Estatuto da Juventude. Ademais, o programa conta com a parceria de instituições como Senac, Senai, CIEE, Instituto João Bittar e a Associação Comercial. Do mesmo modo, a Casa do Trabalhador, a Rede Estadual de Ensino e a Secretaria Municipal de Assistência Social participam.

O objetivo é garantir não apenas oportunidades, mas também todo o suporte necessário, desde inscrição digital e triagem até orientação sobre currículos, documentação e preparação para entrevistas. O prefeito Marçal Filho destaca que o programa é um marco para o município. “Nosso compromisso é com o futuro da nossa cidade, e isso passa diretamente pela inclusão e geração de oportunidades para os nossos jovens”, afirmou.

Fonte: PM Dourados