A empresa tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta
A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), participa do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido em ação conjunta do Banco Central, Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). A ação oferece oportunidade para que os cidadãos retomem a saúde financeira, renegociando débitos com instituições financeiras. Assim, a campanha segue até 30 de novembro e conta com participação de mais de 160 empresas.
“Nós vamos orientar e auxiliar os consumidores que precisam de atendimento para o mutirão. No entanto, vale lembrar também que as pessoas precisam ficar atentas a golpes praticados neste período da campanha e que deve ser sempre verificado que se trata da empresa credora realmente”, alerta o diretor do Procon de Dourados, Antonio Marcos Marques.
Além disso, pessoas físicas que tenham dívidas em atraso, contraídas de bancos ou instituições financeiras não atreladas a bens dados em garantia, podem participar do mutirão. Portanto, o interessado deve acessar o site da plataforma Meu Bolso em Dia onde encontrará orientações sobre como negociar a dívida em atraso. Além de informações sobre organização das finanças, melhoramento da saúde financeira e dicas de como identificar o superendividamento. A empresa tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.
Sendo assim, as negociações do mutirão acontecem por meio da plataforma oficial consumidor.gov.br ou diretamente pelos canais das instituições participantes, disponíveis na página da campanha.
No site do mutirão, as pessoas interessadas também têm acesso ao sistema Registrato do Banco Central, que contém informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.
Serviço para o Mutirão de Negociação de Dívidas em Dourados
O Procon de Dourados está localizado na avenida Joaquim Teixeira Alves, 772 – Centro. O atendimento presencial funciona das 7h30 às 13h. Informações podem ser obtidas pelos telefones 151, 3411-7792 e 2222-1650.
Reclamações e denúncias também podem ser feitas por meio do site https://procon.dourados.ms.gov.br/.
Fonte: PM de Dourados