No momento, você está visualizando Primt itinerante de Campo Grande chega a uma das três últimas agendas de captação
Primt itinerante de Campo Grande inicia cadastro reserva na Vila Popular. Visita ocorre no CRAS, onde a equipe permanece por dois dias Foto: PM CG

Primt itinerante de Campo Grande chega a uma das três últimas agendas de captação

Primt itinerante de Campo Grande inicia cadastro reserva

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) de Campo Grande iniciou as atividades (27) do Primt itinerante na Vila Popular para o credenciamento de possíveis nomes para a formação de um novo Cadastro Reserva do Primt (Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho). A visita à região ocorre no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), onde a equipe da pasta permanece por dois dias realizando a triagem.

A presença é garantida pelo projeto “Primt Itinerante”, que já passou por muitas regiões de Campo Grande, a começar pelo Jardim Canguru. Da mesma forma, visitou Aero Rancho. Ainda assim, esteve em Moreninhas. Passou também pelo Jardim Rouxinóis. Em seguida, chegou ao Noroeste. Juntos, esses locais somaram 852 atendimentos. Além disso, geraram 579 inscrições validadas. São números que, na Vila Popular, devem crescer. Isso ocorre, sobretudo, com duas datas inéditas. Assim, destinam-se às entrevistas com candidatos.

Participação em cursos

Feliz pela primeira visita do “Primt Itinerante” ao seu bairro, Lindinalva da Silva Borges (43 anos) vê no programa a chance de recuperar uma perspectiva. “A lembrança que tenho do trabalho que exerci lá é ótima. Aprendi muito, seja no dia a dia ou também nos cursos em que participei. Naquela época não era obrigatório, mas fiz, e agora pretendo fazer outros”, contou a candidata, que chegou cedo para garantir a senha 33 da seleção.

Ao seu lado, ela conheceu a dona da senha seguinte, moradora do Jardim Aeroporto, que comemorou a presença da Funsat e o novo sistema de inscrições. “É muito melhor ser nos bairros. A maioria das pessoas que precisam do Primt está fora do Centro. Por isso, elogio a ideia que a Prefeitura teve de fazer essas visitas. No ano passado, participei da primeira triagem e, além de ser mais longe, também era pior ficar na fila ali na calçada da 14 de Julho”, avaliou Tatiana Batista Ortiz Coelho, de 41 anos.

Esperança

De outro bairro próximo, do Zé Pereira, Luciene Arce dos Reis (43 anos) saiu de casa esperançosa. Nesse sentido, veio garantir sua inscrição. Para isso, contou com ajuda de parentes. Da mesma forma, amigos que participaram do Primt auxiliaram. “Sendo mais perto de onde moro, facilitou para vir. O mercado de trabalho exige, muitas vezes, capacitação. Essa acaba sendo, sobretudo, um diferencial em contratações. Por isso, vejo no programa uma chance de me preparar mais e acompanhar as vagas de emprego anunciadas, a partir de uma realidade mais estável”, explicou.

Gonçalo Pinto dos Santos (63 anos) veio, a princípio, do Coophatrabalho para o mutirão. Além disso, busca uma oportunidade. Essa pode ser oferecida pelo Cadastro Reserva ao longo do ano. Isso ocorre, por exemplo, em caso de convocação. “É a regra do programa: precisa estar inscrito para depois ser chamado. Como a gente não sabe quando abrirá novamente, o ideal é se organizar e tentar desta vez. Todo mundo fala muito bem do Primt, por isso vim”, comentou.

Já Gregory Mello Gregório, de 35 anos, veio do Indubrasil até o cadastramento, onde espera mudar sua vida. “Ficou mais prático e acessível para as pessoas que, em algumas situações, enfrentariam dificuldades financeiras e de tempo para ir até a Funsat fazer a inscrição. Se é uma experiência esse projeto itinerante, espero que siga nos próximos anos, porque deu certo”, disse, na primeira tentativa de ingresso no programa.

Balanço da data e cronograma

O “Primt Itinerante”, na sua maior edição realizada, volta com abordagens à população , entre a quarta-feira (28) e a sexta-feira (30). Confira os locais do atendimento, que vai das 7h às 12h, com liberação de senhas até as 9h:

Quarta-feira (28 de janeiro)
Local: CRAS Vila Popular
Rua Marçal de Souza, 25, Vila Popular

Quinta-feira (29 de janeiro)
Local: CRAS São Conrado
Rua Livino Godói, 777, Jd. São Conrado

Sexta-feira (30 de janeiro)
Local: CRAS Estrela do Sul
Rua Heráclito Diniz de Figueiredo, s/n, Conj. Estrela do Sul

No primeiro dia no CRAS da Vila Popular, a organização informa que realizou 114 atendimentos. Além disso, 78 se converteram em aprovação. Desse modo, essas candidaturas entram no Cadastro Reserva do programa.

Os interessados devem comparecer aos pontos de triagem. Para isso, devem portar toda a documentação exigida. Assim, o Primt Itinerante encaminha a pessoa ao Cadastro Reserva.

– Registro Geral de Identificação (RG),
– CTPS/Carteira de Trabalho (física ou digital);
– Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– Comprovante de residência;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Certidão de nascimento ou RG e CPF, dos filhos, bem como dependentes e agregados;
– Comprovante da escolaridade ou declaração de escolaridade;
– Certificado militar, quando couber;
– CAD ÚNICO (atualizado);

Logo após o fim do levantamento do Cadastro Reserva, a relação será publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), em data ma primeira quinzena de fevereiro. Então, para mais informações acesse a Funsat nas redes sociais, no Instagram (@funsat.cg), bem como no Facebook (Funsatcampograndems).

Por fim, o telefone para contato é o (67) 4042-0585, ramal 5833, do departamento do Primt no órgão, ligado à Diretoria Social, Profissional e de Empreendedorismo.

Fonte: PM CG