Previdência dos Servidores de Dourados tem novos conselheiros
O Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (PreviD) empossou (1º) os novos conselheiros. A solenidade foi realizada no auditório do órgão e contou com a presença da diretoria executiva, juntamente com servidores municipais, autoridades e do prefeito Marçal Filho. O PreviD é o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município, responsável por garantir aos servidores efetivos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte, conforme previsto na Constituição Federal.
A princípio, além da diretoria executiva, eleita por voto direto, o PreviD conta com dois colegiados. São eles o Conselho Curador e o Conselho Fiscal.
Conselho curador é formado por 18 conselheiros
O Conselho Curador, em primeiro lugar, é formado por 18 conselheiros. Isto é, nove são titulares e nove são suplentes. Ademais, ele representa diferentes categorias. Por exemplo, há quatro representantes do Poder Executivo Municipal, bem como dois representantes do Poder Legislativo. Oito representantes são dos servidores ativos. Por fim, existem quatro representantes dos inativos segurados pelo PreviD. Conforme o texto, todos são eleitos em assembleia geral.
Em contrapartida, o Executivo indica o Conselho Fiscal. Igualmente, o Legislativo e os sindicatos municipais também o indicam. Porquanto, servidores efetivos formam o colegiado exclusivamente. Nesse sentido, eles devem ter mais de cinco anos de carreira no município.
Durante a posse, o prefeito Marçal Filho ressaltou o papel essencial dos servidores públicos e sobretudo destacou a importância do trabalho conjunto para o desenvolvimento da cidade. “O servidor é o maior patrimônio do município, e assim, uma equipe bem entrosada faz toda a diferença no dia a dia da gestão”, afirmou.
O presidente do PreviD, Theodoro Huber Silva, também destacou a relevância da instituição, que hoje possui patrimônio superior a R$ 1 bilhão, consolidando-se, dessa forma, como o maior instituto de previdência de MS e um dos maiores do país. “Quero ressaltar a importância dos conselheiros, que realizam um serviço voluntário e sobretudo, reforçar que nossa previdência é motivo de orgulho pela gestão eficiente. Desejo um excelente mandato aos novos integrantes”, declarou.
Conselho curador
I – Representantes do Executivo Municipal: Titular: Daniele Fiori da Costa Vieira Teles. Suplente: Luciano Brufatto Yamaguti. Titular: Robson Elias dos Santos. Suplente: Lucia Fernandes de Oliveira; II – Representante do Poder Legislativo: T. Keila Jonair Soares Pieto. S. Jucélia Hilária dos Santos; III – Representantes dos Servidores Ativos: a) Sindicato da Guarda Municipal de Dourados: T. Eleandro Aparecido Miqueletti. S. Eugênio Mendes; b) Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados: T. Gislaine Aparecida de Brito. S. Irene Quaresma de Azevedo Viana; c) Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados: T. José dos Santos da Silva. S. Márcia Adriana Fokura; T. Hélio do Nascimento. S. Edimar Zuntini; IV – Representantes dos Inativos e Pensionistas: Titular: Rozemar Mattos Souza. Suplente: Zilda Aparecida Ramires. Titular: Lúcia de Fátima Silva Bellucci. Suplente: Marizete de Souza Lima Basalia.
Conselho fiscal
O Conselho Fiscal terá a seguinte formação: Henrique José de Souza, Titular. Norato Marques de Oliveira — Suplente; Gabriel Tebaldi de Jesus — Titular. Michelly Mendes da Silva — Suplente. Lucy Vanda Palácio Alves Marques — Titular. Luciana Moisés de Oliveira — Suplente. Douglas de Souza Brito da Cruz — Titular. Luiz Sérgio Gabriel — Suplente. José Carlos Pereira Mascarenhas — Titular. Eliane Gonçalves Batista Delgado — Suplente. Luciene Machado de Oliveira — Titular. José Vieira Filho — Suplente.
Fonte: PM Dourados