Recursos são próprios do município e além dos kits haverá formação específica para professores
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, esclarece que a realização da compra de 50 kits de robótica para as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) foi feita com recursos próprios, investimentos no valor de R$ 8,7 milhões. Ou seja, não vieram do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), como erroneamente divulgaram alguns veículos de comunicação.
“Nos comprometemos com a inovação na aprendizagem dos alunos da rede municipal de Dourados, muitas dessas crianças não teriam oportunidade de acesso a esses materiais e conteúdos e nosso objetivo é garantir o máximo de acesso e de oportunidades através do ensino público”, pontuou o prefeito Alan Guedes. Assim a prefeitura investe por buscar o ensino de qualidade para a população.
Portanto, é importante ressaltar que todos os kits seguem os parâmetros e diretrizes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com prática pedagógica reiterada e validada pelo MEC.
Prefeitura investe
A empresa Megalic Ltda, que venceu o Pregão Eletrônico nº 044/2021, será a responsável por fornecer os materiais. Dessa forma, diferente do anúncio feito, apesar de uma das atividades de comércio da mesma ser o fornecimento de artigos de escritório e de papelaria, diversas outros produtos e serviços são ofertados pela empresa, entre eles equipamentos de tecnologia e robótica.
Nesse sentido, além dos kits, haverá quatro treinamentos anuais para os professores e uma olimpíada de robótica anual. Segundo a secretaria municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, foi feita ainda uma parceria com o Instituto Federal para capacitação. “São metodologias inovadoras para nossos alunos do 5º ao 9º ano. Negar esse acesso aos alunos da rede pública é negar acesso as maiores tecnologias, somente disponíveis para as escolas particulares”, pontuou.
A Secretaria Municipal de Administração esclarece ainda que houve um erro inicial no preenchimento do contrato. Entretanto, um aditivo corrigiu esse preenchimento, mudando a dotação orçamentária, alterando de Fundeb para recurso próprio. Alterou-se ainda o prazo, prorrogando a vigência do contrato com início de 01/01/2022, e término em 30/04/2022.
Fonte: PM Dourados -Foto: Ilustração/robótica