Prefeitura participa de mentoria com o ministro Augusto Nardes, criador da Rede Governança Brasil
O prefeito Alan Guedes e o secretariado municipal participaram (1º) da primeira aula da 4ª turma de mentoria sobre Governança pública onde Dourados ocupa a cadeira de mentorado e de maior cidade desta turma.
“É uma oportunidade muito rica de trocar experiências com outras cidades, com servidores de alto nível, com expertise na área. Além de proporcionar mais eficiência no serviço público”, pontua Alan Guedes.
A Rede de Governança Brasil foi criada pelo ministro do TCU – Tribunal de Contas das União Augusto Nardes. Ele possui, portanto, formação em administração, pós-graduação e mestrado em estratégia do desenvolvimento realizado em Genebra Suíça.
Governança nos diversos âmbitos da sociedade
O Ministro criou a rede com a missão de fomentar, disseminar e apoiar a implantação da Governança Pública. Estimula-se, portanto, a cultura da Governança nos diversos âmbitos da sociedade. Ele conta, no entanto, com experiência na criação e consolidação de métodos sobre esse assunto.
Durante a primeira aula de mentoria destacou-se, sobretudo, o trabalho em equipe. “O prefeito tem papel fundamental na implantação da governança, a liderança é fator decisório nessa transformação da gestão de vocês. E também precisamos que as equipes das prefeituras estejam unidas e dispostas a comprarem essa briga conosco, vamos estar com vocês nessa jornada ”, disse a vice-presidente, Cristiane Nardes, sobre o apoio dos servidores ao prefeito.
Segurança e controle em toda administração
O ministro Augusto Nardes falou, em suma, sobre noções básicas de governança. “Esse investimento que vocês vão fazer na mentoria é o que vai dar mais segurança e controle em toda administração”.
Nardes revelou ainda que os municípios que estão aderindo ao programa têm se destacado pela decisão dos prefeitos. “É uma satisfação poder auxiliar nessa caminhada, nesses três anos que vocês têm pela frente. Quando você organiza bem a administração, acaba deixando um legado”, afirmou.