No momento, você está visualizando Comunidade Quilombola Buriti recebe cedência de maquinário agrícola durante Ação Agro Social
Prefeitura de Campo Grande cede trator para Chácara Buriti. Prefeita reforçou compromisso com o fortalecimento das comunidades da zona rural Foto: PM CG

Comunidade Quilombola Buriti recebe cedência de maquinário agrícola durante Ação Agro Social

Prefeitura de Campo Grande fortalece agricultura familiar na Chácara Buriti

A Associação da Comunidade Negra Rural Quilombola Chácara do Buriti recebeu da Prefeitura de Campo Grande a cedência de uso de um trator 85 CV e de uma grade aradora para o desenvolvimento de atividades de preparo de solo. O Termo de Permissão de Uso, promovido pela Prefeitura, por meio da Semades, foi assinado durante a 4ª edição da Ação Agro Social, que aconteceu (4), das 8h às 13h, na Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo.

Com 20 anos de criação, a Chácara Buriti está entre as 24 comunidades rurais assistidas pelo município. Além disso, recebe diversas iniciativas de fomento à agricultura familiar. A Comunidade Negra Rural conta com 27 famílias que ocupam cerca de 46 hectares de terra. Assim, produzem hortaliças, frutos e legumes, garantindo alimento seguro na mesa dos campo-grandenses.

Igualdade e demandas atendidas

“Essa ação representa uma oportunidade de igualdade, especialmente para comunidades tradicionais como a quilombola. Hoje, temos um espaço de diálogo, onde nossas demandas são ouvidas e atendidas. Um exemplo disso é a chegada de um trator solicitado pela nossa associação. Iniciativas como essa fortalecem o desenvolvimento das comunidades rurais”, disse Lucinéia de Jesus Domingos Gabelão, representante da comunidade Quilombola Chácara Buriti.

Durante a solenidade, a prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das comunidades tradicionais e produtoras da zona rural. “Nosso compromisso é seguir oferecendo suporte para que essas famílias permaneçam no campo, com dignidade, produzindo onde estão. Ações como essa garantem autonomia, geração de renda e inclusão social, além de valorizarem a identidade e a história dessas comunidades”, afirmou a prefeita.

Além da assinatura da cedência das patrulhas mecanizadas, que auxiliam no preparo de solo e plantio de diversas culturas, a Ação Agro Social ofertou serviços como emissão de RG, atendimento social com inscrição e atualização em programas governamentais, orientações previdenciárias, bem como consultas médicas, exames preventivos, entre outros. Também houve tira-dúvidas sobre crédito rural e esclarecimentos sobre sanidade agropecuária. Com o objetivo de estimular a sustentabilidade, a equipe também doou mudas de árvores nativas e frutíferas.

Suporte às famílias

“Mais do que um atendimento pontual, levamos suporte real às famílias. Assim, promovemos melhorias concretas em seu dia a dia. Cumprimos com o propósito de fortalecer a relação entre a gestão municipal e os produtores rurais. Além disso, valorizamos quem vive e trabalha no campo”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico, Ademar Silva Junior.

Neste primeiro semestre, a Ação Agro Social percorreu as comunidades rurais Aguão, bem como Conquista, Sucuri, Assentamento Estrela Campo Grande e Assentamento Três Corações. Além disso, atendeu áreas adjacentes, oportunizando atendimentos essenciais. Promoveu a cidadania, gerou oportunidades e impulsionou o desenvolvimento local.

Fonte: PM CG