Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, celebrado no dia 17 de agosto, a Prefeitura de Campo Grande preparou uma programação especial
O VI Seminário Municipal de Patrimônio Cultural é para gestores, educadores, pesquisadores e profissionais da área. A partir do dia 16, começa a sexta edição do Seminário Municipal de Patrimônio Cultural. Dessa forma, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), que contará com debates e exibição de documentário. O evento é gratuito e tem vagas limitadas.
Então, quatro dias de atividades em quatro localidades diferentes: Casa do Artesão, Colégio Osvaldo Cruz, Armazém Cultural e Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado. Mas, os tradicionais pontos de referência da arquitetura campo-grandense passaram/passam por reformas, e os arquitetos responsáveis por cada uma delas comandarão uma série de vivências nos respectivos canteiros de obra.
Contudo, a ideia é ampliar e desenvolver a compreensão do patrimônio cultural e seu significado social, além de provocar reflexões acerca da preservação dos nossos bens históricos para as gerações futuras. O projeto vai ao encontro também da Lei n.º 5.817, de 5 de julho de 2017, que institui a Semana de Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural de Campo Grande.
Sendo assim, para participar, os interessados devem fazer a inscrição pela internet, enviando um e-mail para supatrimonio.sectur@gmail.com com assunto que indique a vivência de interesse. Feito isso, é só aguardar até que chegue uma resposta com a confirmação.
Confira abaixo a programação completa do VI Seminário Municipal de Patrimônio Cultural
TERÇA FEIRA – 16/08
Vivência no canteiro de obra da Casa do Artesão
Mediação: Estúdio Sarasá.
Horário: 14h.
Endereço: Avenida Calógeras, n.º 2.050, Centro.
QUARTA-FEIRA – 17/08
Vivência no canteiro de obra do Colégio Osvaldo Cruz
Mediação: Arq. Perla Larsen.
Horário: 14h.
Endereço: Avenida Fábio Zahran, n.º 5.500, Centro.
QUINTA-FEIRA – 18/08
Exibição do videodocumentário “Ofício e Saberes – Memória Ferroviária dos antigos funcionários da EFNOB”
Local: Armazém Cultural.
Horário: 18h.
Endereço: Avenida Calógeras, n.º 3.065, Centro.
SEXTA-FEIRA – 19/08
Vivência no canteiro de obra da E.E. Maria Constança de Barros Machado
Mediação: MARCO Arquitetura e Engenharia.
Horário: 14h.
Endereço: Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, n.º 451, Bairro Amambaí.
Fonte: PM Campo Grande