Você está visualizando atualmente Campo Grande revitalização do Parque dos Poderes é entregue
A revitalização do Parque dos Poderes: tras mais qualidade de vida para os campo-grandense

Campo Grande revitalização do Parque dos Poderes é entregue

Foi entregue ao público a revitalização do Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A revitalização do Parque dos Poderes, foram aplicados pelo Governo do Estado pouco mais de R$ 20 milhões na construção de oito espaços de convívio, com quatro bancos em cada local e que são um convite para reunir amigos ou familiares e passar um tempo em meio à natureza.

Sendo assim, segundo Azambuja assumiu o compromisso de manter o local preservado e sem desmatamentos. “Já fizemos acordo e dissemos que não vamos abrir essas áreas que estão sobre a mata nativa e a vegetação. Então, aqui vai ficar uma área de preservação intocável. Por isso, aqui tenho certeza de que vai perpetuar a preservação em benefício do meio ambiente e de todos nós sul-mato-grossenses”.

Dessa forma, o governador também citou que haverá câmeras de segurança e reforçou o papel de todos para a manuteção do Parque dos Poderes. “Isso aqui é para o sul-mato-grossense. Revitalizamos o parque, bonito como ele ficou, agora entregue com toda essa estrutura que foi feita. As pessoas vêm diuturnamente aqui.

Por isso, todos vem aqui de noite, à tarde ou de manhã e sempre tem pessoas fazendo atividades físicas. Eu tenho certeza de que o querido e saudoso Pedro Pedrossian (ex-governador), quando idealizou o Parque dos Poderes, ele pensava em em um momento como esse, especial e ser um lugar de convívio do sul-mato-grossense. Agora, o único pedido é que cuidem”, disse.

Como funcionou essa revitalização do Parque dos Poderes

A revitalização do Parque dos Poderes foi entregue cinco meses antes do previsto e trouxe ao parque uma “nova cara”. Durante a obra executa-se os  serviços de drenagem e todas as avenidas foram restauradas. A nova sinalização também contribui com a segurança tanto das pessoas quanto dos animais, já que placas alertando para a fauna existente na região foram uma das preocupações ainda na fase de projetos.

Conforme o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), instaladas ao longo do complexo 43 placas indicativas, 262 placas de regulamentação, 101 placas de advertência e 14 placas alertando para o cuidado com os animais que habitam no Parque dos Poderes.

Além disso, executados 11.161,00m2 de sinalização horizontal, contando inclusive com 20 faixas com patinhas desenhadas no asfalto alertando para a passagem de animais. O parque ainda ganhou um semáforo, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros e uma travessia elevada para pedestre, em frente ao CEI Zé Du.

O Parque dos Poderes ganhou também três academias ao ar livre e mais 41 pontos de ônibus, sendo 35 com cobertura termoacústica, que isola temperatura e som. São 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central das avenidas do Poeta e Desembargador José Nunes da Cunha, quatro quilômetros de pista de corrida às margens da reserva do Parque Estadual do Prosa, melhoria das pistas e do estacionamento, além de 70 bancos de descanso, lixeiras e um projeto de paisagismo.

Distribuição dos pavimentos do parque

O parque recebeu 115 mil m² de restauração do pavimento, 22 mil m² de passeio com acessibilidade, oito espaços de convívio e 70 bancos. Desde a inauguração do espaço, há 39 anos, essa foi a primeira reforma do Parque dos Poderes. Segundo o governador, a partir de hoje, não haverá mais intervenção de obras na região, mas a empresa responsável, a Engepar, ficará à disposição até dezembro para fazer qualquer ajuste que for necessário.

Por exemplo, para quem pratica caminhada, corrida ou para um simples passeio, toda a pista de caminhada que margeia a reserva do Parque Estadual do Prosa foi modificada. O que antes era calçada onde em alguns locais já estava deteriorada, hoje é uma pista apropriada para quem caminha ou corre.

Na revitalização do Parque dos Poderes Governador Pedro Pedrossian, homenagem ao seu idealizador, ocupa 255,3 hectares, sendo 75,64% área de reserva (193 hectares). O local tem onze áreas já selecionadas  em que não se aplica a proibição de desmatamento.

O estudante de nutrição Gabriel Paniago dos Santos, 24 anos, recorda das dificuldades de correr no local antes da reforma. “Eu morava perto e vinha correr bastante aqui antes da reforma. Encontrava bastante dificuldades, principalmente na pista de corrida que era toda irregular e isso atrapalhava muito, principalmente à noite que era o tempo que tinha para correr. Com essa reforma melhorou muito com a pista asfaltada. Está adequada para a prática esportiva”, comemorou.

 

Fonte: PM CG