Aluguéis residenciais aumentaram em abril
Os preços dos aluguéis residenciais aumentaram 1,25% em abril deste ano, de acordo com dados do Índice FipeZAP de Locação Residencial.
Esse número foi maior que a inflação oficial observada no mesmo período. De acordo com dados do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação ao consumidor no mês de abril teve avanço de 0,43%.
A valorização mensal do preço do aluguel foi observada em 34 de 36 cidades monitoradas pela pesquisa, que dessa forma, acompanha o preço médio em anúncios na internet.
Assim, as unidades com um dormitório apresentaram alta de 1,74%, em contraste ao avanço de 1,06% dos imóveis com três dormitórios.
Os primeiros quatro meses do ano
Já nos primeiros quatro meses de 2025, o índice registrou elevação de 4,51% no aluguel residencial. Além disso, também superou a inflação do período, com alta de 2,48%.
O bom desempenho do mercado de trabalho explica esse cenário de alta, de acordo com Paula Reis, economista do DataZAP. Ou seja, a taxa de desemprego ficou em 7% no trimestre encerrado em março, segundo dados do IBGE; a menor para o período.
“Com mais pessoas empregadas e com renda, a demanda por moradia aumenta, primordialmente nos grandes centros urbanos. Além disso, o mercado de vendas está perdendo força devido ao aumento do custo do crédito, provocado pela elevação da taxa Selic e pela redução dos recursos disponíveis na poupança”, disse Reis.
Em média, o valor de locação foi de R$ 48,66/m² em abril. Entre as localidades, a cidade de São Paulo apresentou o maior preço médio, a R$ 60,45/m², seguida por Belém (PA) e Recife (PE).
Segundo a economista da DataZAP, “a tendência para 2025 é que a variação dos aluguéis continue acima da inflação. Pode haver reversão da desaceleração vista em 2024 por causa do cenário de restrição no mercado de vendas, com aumento da Selic, esgotamento dos recursos da poupança e projeções otimistas para o mercado de trabalho”.
Fonte: cnn