No momento, você está visualizando MS Supera convoca mais 190 bolsistas; prazo para apresentação de documentos vai até dia 20
O prazo para entrega de documentos de bolsistas do MS Supera chega ao fim no dia 20. Documentação pode ser enviada online Foto: Divulgação/MS Supera

MS Supera convoca mais 190 bolsistas; prazo para apresentação de documentos vai até dia 20

Prazo para entrega de documentos de bolsistas do MS Supera é dia 20

O programa paga bolsistas do MS Supera está com prazo final para entrega de documentos no dia 20. A bolsa de um salário mínimo a estudantes de baixa renda visa estimular a permanência nos cursos universitários e de educação profissional técnica e assim, reduzir a evasão escolar.

Entre os beneficiários do programa estão alunos como o indígena Daniel de Oliveira Ezidio, de 25 anos, que faz Medicina na UEMS de Campo Grande e tem como sonho se formar para poder atender os povos originários da comunidade onde nasceu, em Aquidauana. “Tenho desejo de voltar para casa com essa prática que aprendi aqui, da Medicina, voltar para a comunidade, para a minha origem”, disse.

Comprovantes de residência e de renda

Primeiramente, os documentos necessários incluem comprovante de residência. Juntamente com isso, é preciso ter o comprovante de renda. Este pode ser formal ou informal. Deve ser do candidato bem como de todos os membros do núcleo familiar. Adicionalmente, eles precisam ter idade igual ou superior a 16 anos. Exige-se o histórico escolar e o comprovante de matrícula. Além disso, são necessárias as declarações. Tais declarações são feitas por meio do formulário de convocação, isto é, o documento no sistema do programa.

Em outras palavras, as declarações atestam o cumprimento dos requisitos. O candidato deve declarar que não possui outra graduação de nível superior já concluída. Analogamente, deve-se declarar que não é beneficiário de outro tipo de auxílio financeiro ou benefício remunerado. Em primeiro lugar, esse benefício deve ter a mesma finalidade do programa. Por último, o candidato deve declarar que não possui outro membro do núcleo familiar no MS Supera.

Documentos devem ser enviados online

Antecipadamente, você deve encaminhar toda a documentação diretamente no sistema do programa. O endereço é www.mssupera.ms.gov.br. A não apresentação dos documentos corretos dentro do prazo fará com que consideremos o candidato desistente. Portanto, a unidade gestora do programa analisará documentos e declarações. Decerto, isso ocorrerá no período de 21 a 27 de outubro de 2025.

Posteriormente, à validação dos documentos, o Sistema MS Supera disponibilizará o termo de concessão do benefício. Assim, ele estará diretamente na página do Sistema. Portanto, isso ocorrerá no período de 28 de outubro de 2025, a partir das 7h30. No entanto, o prazo vai até 3 de novembro de 2025, às 23h59.

Os candidatos aptos deverão conferir os dados pessoais constantes no Termo, baixar o Termo de Concessão de Benefício em PDF; assinar no campo discriminado utilizando, preferencialmente, a ferramenta de assinatura GOV.BR, e anexar o Termo de Concessão de Benefício assinado na página do Sistema MS Supera.

A relação de convocados, o cadastro de reserva e a resolução com as instruções estão disponível em www.sead.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/Resolucao-Sead-118-Convocacao-Cadastro-Reserva-Out2025.pdf.

Fonte: Secom/Gov.br