Posto de Saúde do Varjão terá vacinação contra Influenza para grupos prioritários neste sábado
A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí realiza neste sábado (15/4), das 8 às 11 horas, vacinação contra influenza no Centro de Saúde Antonito Pires de Souza (Varjão).
Dessa forma, a vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
Compõem os grupos prioritários as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
25ª Campanha Nacional
A ação faz parte da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Naviraí iniciada do dia 10 de abril e acontece em todas as Unidades de Saúde no decorrer da semana.
Por isso, o público-alvo corresponde a 18 mil pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis, até 31 de maio, data da conclusão da campanha.
A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Imunização a enfermeira Danila Queiroz destaca a importância de todos estarem atentos a essa Campanha, orientando aos pais, profissionais da educação e de segurança, enfim a todo o público alvo dos riscos prioritário, para que busquem os postos de aplicação da vacina e procurem estar se imunizando.
Segundo Danila estamos entrando em um período em que a doença tem mais facilidade de estar afetando as pessoas em especial aquelas do chamado grupo prioritário.
Sendo assim, a Coordenadora também alerta para que todas as pessoas de uma forma geral possam estar cuidando da higienização, lavando bem as mãos, e usando o álcool gel garantido assim uma maior segurança e combate ao vírus.