No mês de maio, o Porto de Santos registrou a maior movimentação mensal de cargas processadas de sua história, chegando a 16,6 milhões, os números foram divulgados nesta terça-feira (17)
O Porto de Santos registrou a maior movimentação mensal de sua história em maio de 2025, com 16,6 milhões de toneladas de cargas processadas, um aumento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionado pelo aumento nos embarques de soja. Os números foram divulgados nesta terça-feira (17).
Aproximadamente 30% das trocas comerciais brasileiras passam pelo Porto de Santos, que é o maior da América Latina, com 53 terminais.
Em maio de 2025, o embarque de granéis sólidos aumentou 5,3% na comparação anual. Sobretudo, alimentado pela alta de 12,6% no embarque de soja em grãos e de 6,9% no farelo de soja.
Já a carga geral conteinerizada alcançou 477 mil TEU (medida padrão de contêiner). Contudo, a melhor marca para o mês de maio (aumento de 7,5% ano contra ano).
No acumulado do ano, a movimentação de contêineres também registra números recordes, chegando a 2,29 milhões de TEU (+6%). Por outro lado, os granéis líquidos apresentaram aumento de 2,3% sobre maio de 2024, com 1,6 milhão de toneladas e destaque para o crescimento do embarque de óleo combustível (+51,3%) e sucos cítricos (+11,8%).
“Este recorde histórico em maio reflete a excelência da gestão portuária e a robustez da nossa logística. Cada tonelada movimentada é fruto de planejamento estratégico, investimentos em eficiência operacional e parcerias sólidas com o setor privado”, comenta Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos.
Carga geral
Outro setor que bateu recorde mensal e de acumulado no ano é o de Carga Geral Solta, que registrou 1,1 milhão de toneladas em maio, (+36,7%). Todavia, impulsionado pela marca histórica da celulose: 919,2 mil toneladas, representando uma alta de 45,5% em relação a maio passado.
Os destaques positivos ainda incluem o crescimento nos desembarques de enxofre (141,8 mil toneladas, +29,9%). Soda cáustica (129,7 mil toneladas, +65,3%) e trigo (126,1 mil toneladas, +12,8%). Desse modo, o fluxo de navios também reflete a dinâmica de expansão portuária, com 495 atracações em maio (+4,9% ante 2024).
No acumulado do ano (janeiro a maio), o porto aumentou sua relevância na logística nacional. Respondendo por 29,8% da corrente comercial brasileira — alta frente aos 29,3% de 2024. Contudo, a China, com 29,3% das transações com o exterior em 2025, mantém-se como o maior parceiro comercial do Porto.
Sobretudo, apesar do cenário positivo, alguns segmentos apresentaram quedas pontuais, como açúcar (–7,2%) e café (–21,4%), reflexo de ajustes sazonais e de mercado.
Por fim, a Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa pública vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, administra o Porto de Santos e é responsável pelo planejamento logístico e pela infraestrutura do terminal.
Fonte: infomoney